quinta-feira, fevereiro 02, 2012

PS propõe que Câmara proponha medidas de prevenção da Seca

Foi apresentado na reunião de Câmara de hoje, pelos veredaores do PS:


PROPOSTA
PREVENÇÃO DA SECA

Segundo informações oficiais do Instituto de Meteorologia (IM), Portugal está desde o início deste ano de 2012 em regime de seca meteorológica, semelhante à verificada entre os anos de 2004-05.
 
As últimas informações disponíveis, na avaliação do final do mês de Janeiro, quer pelo referido IM, quer pelo respectivo observatório europeu, apontam para que no primeiro trimestre deste ano o problema se agrave, passando a seca meteorológica de moderada a severa e dando esta lugar a um regime de seca hidrológica.
O regime de seca hidrológica caracteriza-se essencialmente pela ausência de caudais nos cursos de água, a que corresponde a baixa significativa da mesma nos lençóis de água subterrâneos, que pode conduzir a uma secura severa ou extrema da generalidade da vegetação.

Só a título de exemplo, na zona de Tomar, desde Novembro de 2011, apenas caiu 10% da precipitação habitual para este período do ano.
Deve ainda considerar-se que mais de metade da água consumida em Tomar nos é fornecida pela EPAL, a qual tem também a responsabilidade por abastecer mais de 2 milhões de Portugueses.

Pelo exposto, os vereadores do Partido Socialista propõem:
1.   Que seja preparado um Pano de contingência para o risco de Seca Hidrológica;

2.   Que na sequência desse Planos sejam propostas medidas de prevenção quer a nível da primordial e crítica gestão da água potável, quer de outros aspectos da vida quotidiana do Município que nos preparem para o regime hidrológico excepcional que se prevê.