terça-feira, junho 26, 2012

O PSD TEM DE TER A CORAGEM DE DIZER QUAIS AS FREGUESIAS A EXTINGUIR NO CONCELHO

COMUNICADO

O Secretariado do Partido Socialista de Tomar, após reunião realizada com a direção do PSD de Tomar, sobre a reforma administrativa local, torna público o seguinte:

Logo após a publicação do Livro Verde sobre a Reforma Administrativa Local, o Partido Socialista solicitou em Setembro de 2011, uma reunião extraordinária do executivo camarário para discutir este assunto.
Essa reunião está até hoje por marcar, decorridos que foram NOVE MESES.

Durante os meses de Outubro e Novembro, o Partido Socialista percorreu todas as freguesias do Concelho, auscultando as populações e os seus autarcas, permitindo concluir pela não-aceitação de uma reorganização do território imposta pelo Governo.

Em Março de 2012, o Partido Socialista tornou pública, mais uma vez, a sua posição sobre esta matéria: Recusamos uma reforma do mapa das freguesias que se funda exclusivamente em critérios numéricos. E não aceitamos a extinção administrativa de qualquer Freguesia rural.

Qualquer reorganização administrativa no nosso Concelho, e no país, não pode ser efetuada sem ter em linha de conta o acesso das populações aos serviços públicos, quer seja ao nível da saúde, da educação, da justiça, da mobilidade interfreguesias e do apoio social.

Um debate concelhio sobre esta matéria e a apresentação de uma proposta, alicerçada num consenso alargado, não se alcançam com o espartilho do calendário previsto na Lei, de exclusiva responsabilidade do PSD e do CDS/PP.

Vivemos num Concelho que já perdeu, nesta como em muitas outras matérias, demasiado tempo. A responsabilidade dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, autor e principal defensor da extinção de Freguesias, ambos do PSD, é clara. A eles se deverá a extinção de qualquer Freguesia do Concelho. A cada um deles caberá perguntar: Qual ou quais as Freguesias que querem extinguir?

Vivemos num Concelho onde não se conhece uma única proposta do PSD, nem do Presidente da Assembleia Municipal, quanto a esta matéria. Aliás, chamam o PS para uma reunião, onde nem sequer têm a coragem de dizer QUAIS AS FREGUESIAS QUE QUEREM EXTINGUIR!

Enquanto não for demonstrado quais os ganhos para as populações desta reforma, o Partido Socialista estará como sempre esteve, ao lado das populações. Para o PS a única forma razoável é permitir a agregação às Freguesias que o queiram fazer voluntariamente, ouvidas que sejam com obrigatoriedade, as respectivas Assembleias de Freguesia.

Para nós, os problemas graves que o Concelho atravessa, não se resolvem com discussões estéreis, da responsabilidade de quem, arranjando os problemas, procura agora que sejam outros a darem-lhes as soluções. Não: não vamos por aí!

Sobre este assunto, a única coisa que os Tomarenses querem saber é: QUAIS AS FREGUESIAS QUE O PSD QUER EXTINGUIR NO CONCELHO DE TOMAR.