41 ANOS DE LIBERDADE
REVOLUÇÃO DO 25 DE ABRIL DE 1974/ TAMBÉM DESIGNADA COMO A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, FAZ HOJE 41 ANOS.
41 ANOS QUE NOS DEVEM ORGULHAR? ESTE ACTO HISTÓRICO RESULTANTE DA CORAGEM DOS CAPITÃES DE ABRIL COM O APOIO DO POVO, LIBERTOU-NOS DA ORFANDADE DEMOCRÁTICA EM QUE VIVIAMOS.
HOJE, PORTUGAL VIVE NUM SISTEMA POLITICO BASEADO NA SOBERANIA POPULAR, ONDE OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS SÃO PRECISAMENTE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E A LIBERDADE.
LIBERDADE? SERÁ QUE HOJE PODEMOS FALAR DE LIBERDADE NA SUA VERDADEIRA ESSENCIA?
HOJE, SOMOS GOVERNADOS POR PESSOAS QUE BASEIAM A SUA ACÇÃO, NUM TOTAL DESRRESPEITO PELA CONSTITUIÇÃO, ORGULHANDO-SE DE DESRREGULAMENTAR E DETURPAR COMPLETAMENTE AS LEIS LABORAIS, PARECENDO EXISISTIR UM ORGULHO FANÁTICO PELA PROMOÇÃO DA PROBREZA E EXTREMA POBREZA, ONDE O MEDO IMPERA, QUER PARA OS TRABALHADORES DO SECTOR PRIVADO QUER PARA OS DO SECTOR PÚBLICO.
HOJE, A IDEOLOGIA É TIRAR AOS POBRES E AOS TRABALHADORES POBRES PARA DAR AOS RICOS, ÀS GRANDES EMPRESAS, COMO SE ESTAS PUDESSEM EXISTISSEM SEM OS TRABALHADORES. CHEGAMOS AO CUMULO DE FACILITAR A VINDA DE PESSOAS SEM QUALQUER CONTROLO, CHAMANDO INVESTIMENTO, À COMPRA DE IMOVEIS DE LUXO, AO MESMO TEMPO QUE A POBREZA INFANTIL AUMENTA E EXPULSAMOS A GERAÇÃO MAIS QUALIFICADA DE SEMPRE.
ASSISTIMOS TAMBÉM, À GRANDE SATISFAÇÃO COM QUE ESTE GOVERNO ANUNCIA A CRIAÇÃO DE “ UM NOVO MODELO DE INOVAÇÃO SOCIAL” OU SEJA, O RETORNO À SOPA DOS POBRES, AGORA DESIGNADAS “ CANTINAS SOCIAIS.
AOS JOVENS O PS DIZ, RECISSAMOS DE UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SIM, MAS VOTAR NÃO CHEGA, PRECISAMOS DE UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, PARA TAL, TEMOS QUE PARTICIPAR, EXIGIR, RESPONSABILIZAR TODOS OS QUE ESTÃO A VENDER O NOSSO PAÍS, APENAS COM O OBJECTIVO DE APRESENTAR NÚMEROS, ONDE A FALTA DE ETICA, DE PATRIOTISSMO E DE VALORES, ESTÁ PRESENTE NESTAS ATITUDES QUE NADA TÊM A VER COM A SOCIAL DEMOCRACIA.
TAMBÉM HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI, QUANDO COMEMORAMOS 41 ANOS DE LIBERDADE, O PAPEL E CONTRIBUTO DAS MULHERES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS CONTINUA A SER ESQUECIDO.
AS DESIGUALDADES SALARIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES MANTÊM-SE, DESVALORIZA-SE TODO TRABALHO NÃO REMUNERADO DE APOIO À FAMILIA, SENDO RIDICULO E ATÉ POUCO INTELIGENTE, QUE NUM PAÍS ONDE É INDISPENSÁVEL UM AUMENTO DA NATALIDADE, SE PENALIZE CONSTANTEMENTE OS JOVENS CASAIS E PARTICULARMENTE AS MULHERES QUE TÊM A CORAGEM DE TER FILHOS.
POR OUTRO LADO, A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS CARGOS POLITICOS RAIA O RIDICULO, A POSSIBILIDADE DE ASCENDER POR EXEMPLO, A CARGOS COMO A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA, AINDA FAZ RIR, APESAR NÚMERO DE MULHERES DIPLOMADAS SER SUPERIOR AOS DOS HOMENS.
O INTERESSE DA PRESISTÊNCIA DESTA ASSIMETRIA, IMPEDE O DIREITO DAS MULHERES À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES SOCIAIS, PROFISSIONAIS E POLITICAS E POR CONSEQUÊNCIA, O DIREITO DE PARTICIPAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.
TERMINO, DEIXANDO AQUI O NOSSO RECONHECIMENTO AOS CIDADÃOS DE TOMAR, PELA CORAGEM DE NOS TER TIRADO DO MARASMO A QUE TIVEMOS SUJEITOS DURANTE 16 ANOS, VOTANDO NA EQUIPA PS E COLIGAÇÃO, ACREDITANDO NA MULHER QUE OS LIDERA.
MUITO OBRIGADA
VIVA A TOMAR
VIVA AO 25 DE ABRIL
VIVA PORTUGAL