Mostrar mensagens com a etiqueta autárquicas 2009. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta autárquicas 2009. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, julho 17, 2009

Jorge Garcia candidato pelo PS à freguesia de Asseiceira

Na solarenga tarde de domingo, junto ao centro de dia de Linhaceira, depois de um passeio pela freguesia de Asseiceira, juntaram-se membros locais da futura lista socialista aí candidata e dirigentes concelhios do PS.
No espírito informal que tem acompanhado estes encontros, começou o presidente da concelhia Hugo Cristóvão, por falar na vontade de mudança que se sente na freguesia, manifestando a confiança em Jorge Garcia para liderar essa alternativa que os cidadãos da freguesia procuram.
Nesta que é uma das poucas freguesias que tem conseguido fixar jovens e das poucas que tem visto a sua população crescer, freguesia essa com vários potenciais entre os quais o facto de estar próxima de boas acessibilidades, disse, “é fundamental que a liderança da freguesia esteja entregue a alguém com motivação, capacidade de liderança e determinação para levar a freguesia a continuar a progredir, melhorando assim a qualidade de vida dos seus cidadãos”.
Jorge Garcia agradeceu a confiança nele demonstrada e apoio do partido para com a freguesia, falou em algumas debilidades da mesma e mostrou-se confiante na capacidade da sua lista quer pela representatividade das diversas localidades, quer pela qualidade dos vários elementos, em conseguir mostrar aos cidadãos como a seriedade desta alternativa será capaz de imprimir um novo impulso à Asseiceira. Afirmou estar também consciente dessa vontade de mudar, ainda para mais numa freguesia que tem em sua opinião, na maioria dos seus habitantes a simpatia para com os ideais socialistas.
Numa conversa alargada, onde estiveram presentes também entre outros, Joaquim Segorbe e Zita Freire, elementos naturais da freguesia que integram a equipa de José Vitorino à Câmara Municipal, foi este quem como habitual teve o discurso final. Mostrou-se feliz pela força do grupo, e agradeceu ainda o trabalho desenvolvido pelos elementos socialistas na Assembleia de Freguesia ao longo dos quatro anos de mandato. Algumas situações ocorridas recentemente, afirmou, mostram como o receio da actual junta PSD, para com a capacidade do PS fazer melhor trabalho é real, e mostram que a actual junta está já em fim de processo, sendo necessária “uma nova equipa com energias renovadas, como só o PS está agora em condições de fazer”. Afirmou a sua total disponibilidade para trabalhar com os eleitos e a vontade de dar à freguesia e às suas várias localidades a dignidade de tratamento que os seus habitantes merecem.








sábado, julho 11, 2009

PS tecnológico

Sempre à frente em Tomar, entre muitas coisas também no uso das tecnologias disponíveis, o PS disponibiliza várias formas de estar a par do que o candidato José Vitorino e toda a candidatura vai fazendo no concelho. Além deste blogue e dos contactos habituais tem todos estes aos dispôr:

email oficial da candidatura: vitorino.tomar2009@gmail.com

facebook (requer inscrição)

HI5

Twitter

.

Apresentação do candidato à freguesia de Asseiceira

Amanhã pelas 15h30, ponto de encontro junto aao Centro de Dia da Linhaceira, o PS fará a apresentação pública do candidato à junta de freguesia de Asseiceira. Contamos consigo!

Fernando Carmo é o candidato socialista a São Pedro

Foi a olhar a albufeira do castelo de Bode, no recanto paradisíaco da Quinta do Troviscal, que dirigentes do PS Tomar e alguns dos membros da futura lista candidata à Junta de São Pedro se juntaram no passado domingo para debater o estado da freguesia.
Confirmando a candidatura de Fernando Carmo, o presidente da concelhia Hugo Cristóvão, apontou a sua energia, a jovialidade, a motivação e a abnegação como grandes características para os eleitores de São Pedro poderem encontrar nele e na equipa que o PS apresentará à junta, a alternativa para uma nova liderança, com novas ideias e nova visão, nesta freguesia que é das com maiores potencialidades, por exemplo ao nível turístico.
Fernando Carmo agradeceu a confiança, e falou do trabalho desenvolvido pelo PS na assembleia de freguesia, falando da forma como através duma oposição construtiva, muitas das ideias do PS têm sido aproveitadas pelo PSD.
Numa conversa rica em ideias, foram apontadas como prioridades as necessárias apostas nos aspectos sociais, e também na promoção das valências da freguesia, bem como da necessidade de aumento da segurança, em especial nas zonas mais próximas à albufeira onde muitas pessoas vivem quase isoladas. É para todos também “evidente que um projecto que há muito deveria estar realizado, quando não está sequer pensado”, é a instalação de ao menos uma, praia fluvial com condições dignas desse nome.
Como habitual, foi ao arquitecto Vitorino, candidato socialista à Câmara, quem coube a última palavra, mostrando-se feliz pela força demonstrada pelo candidato local e pela restante equipa, prometendo apoiar o seu trabalho na freguesia e corresponder às legítimas ambições da freguesia na sua dignificação e melhoria de qualidade de vida dos habitantes, e também na melhoria das condições dos muitos visitantes que nesta freguesia vêm sobretudo à albufeira.

quinta-feira, julho 02, 2009

Maria do Céu Brito confirmada como candidata aos Casais

Em visita à freguesia de Casais no passado domingo, dirigentes do PS Tomar e alguns dos membros da futura lista candidata à Junta de Casais juntaram-se para discutir o futuro da freguesia. Hugo Cristóvão, presidente da concelhia nabantina socialista e também ele “filho da terra”, confirmou a candidatura de Maria do Céu Brito, apontando a sua energia, capacidade de envolvimento com os outros e reconhecimento na freguesia, bem como a sua génese socialista, como as grandes qualidades que dela fazem uma excepcional candidata. Não querendo entrar numa campanha negativa, não foi possível deixar de afirmar que aparte alguns asfaltamentos de estradas, o actual presidente da junta apesar da personalidade vincada por todos identificada e capacidade para por vezes dar “algum espectáculo”, tem pouco para mostrar desses já dezasseis anos de mandato, pelo que a lista do PS encabeçada por Maria do Céu Brito, será sem dúvida a certa para os cidadãos da freguesia que desejem uma alternativa, no estilo e na forma de actuação, bem como da necessidade de mudança.
Maria do Céu mostrou-se motivada, focando o trabalho como a palavra-chave para mostrar aos conterrâneos que há uma forma diferente de estar na política, e que isso também passará muito pela energia de todos os que vierem a integrar a lista, que será representativa da diversidade da freguesia na sua extensão geográfica, como será também composta por “homens e mulheres de todas as idades, profissões e
Em seguida a alguns conselhos de presidentes de junta do PS, e críticas ao PSD e confiança demonstrada nesta lista por alguns dos locais, foi ao candidato à Câmara, José Vitorino, quem coube a última palavra, que se mostrou feliz pela disponibilidade e força demonstrada pela candidata local, relembrando a amizade para com o seu pai, também ele um ex-Presidente de junta, Augusto Brito, a cujos mandatos se devem algumas das que são ainda das principais obras da freguesia. Criticou aqueles que mostrando nada ter de socialistas, se deixam levar para outras listas por promessas de melhores lugares, e a forma pouco digna e ilusória com que essas outras listas tentam assediar militantes e simpatizantes socialistas.

domingo, junho 28, 2009

Apresentação de Maria do Céu Brito aos Casais

Hoje pelas 18h, com ponto de encontro junto à sede da Junta de Freguesia, o PS fará uma visita à freguesia dos Casais e anunciará a sua candidata a esta Junta.
A candidata, Maria do Ceú Brito, é uma das mais antigas militantes do PS da freguesia, mulher reconhecida e determinada, e com conhecimento da missão, até porque o seu pai Augusto Brito, foi igualmente presidente da mesma junta pelo PS, tendo aí desempenhado um trabalho que ainda hoje lhe é reconhecido, e ainda sem comparação, pois são dos seus mandatos, as principais obras efectuadas na freguesia.

sexta-feira, janeiro 31, 2003

Compromissos Eleitorais de 2009

A. Preâmbulo



Um Programa Eleitoral não é uma construção teórica, retirada de umas noites de reflexão ou de uma maquete saída de um estirador, num momentod e inspiração: é um CAMINHO.


Em 2005, partimos de muitas das Propostas e Programas à Câmara antes apresentados, de 1997 e de 2001, bem como do "Plano Estratégico da Cidade de Tomar", aprovado pela Assembleia Municipal em 1997 e construímos a AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DE TOMAR, de onde retirámos o Programa de candidatura à Câmara de Tomar de 2005.


De então para cá, fomos apresentando nos orgãos do Município um conjunto de Propostas, que podem todas ser consultadas em http://www.tomar.psdigital.org/, que objectivando o Programa então apresentado, o fizeram evoluir.


Parte importante de propostas muito concretas, estão contidas no conjunto de Propostas "CONTRA A CRISE, A FAVOR DE TOMAR", apresentando 17 propostas concretas nas áraes sociais, economicas e do da melhoria administrativa, quase na totalidade recusadas pelo executivo PSD e muitas pelo grupo de independentes.


O COMPROMISSO ELEITORAL DO PS, é hoje portanto a súmula das Propostas, Ideias e Estratégias propostas durante estes anos de trabalho ininterrupto.





B. Ligação com o Governo e Investimento em Tomar


Naturalmente ninguém estranhará que muitas das realizações em Tomar, entre Abril de 2005 e o momento presente, tivessem tido o empenhamento e "lobing" dos socialistas de Tomar. O Governo do Partido Socialista, executando a estratégia do PS, motivado pela resolução de problemas sistemáticos e persistentes do Concelho de Tomar, tiveram quase sempre uma resposta rápida e eficaz para o seu desenlace.

Foi assim possivel promover durantes estes últimos anos:

- O encerramento de algumas passagens de nível e construção de viadutos sobre as linhas do Ramal de tomar e Linha do Norte;

- A instalação na Unidade de Tomar do Centro Hospitalar do Médio Tejo, da Unidade de Cuidados Paliativos;

- O financiamento à construção de 2 novos Centros Escolares de Casais e de Nuno Alvares Pereira;

- A generalização das Refeições Escolares a TODOS os alunos do 1ºCiclo e o Programa Escola a tempo inteiro, com actividades de Enriquecimento curricular para TODOS os alunos;

- A reconstrução QUASE TOTAL da velhinha Escola Industrial (Escola Jácome Ratton) - uma das 100 a nível Nacional;

- A reparação e pintura da frontaria do velho Colégio Nuno Alvares Pereira;

- A abertura do troço do IC3 entre a Atalaia (A23) e a Variante de Tomar (Moinho Novo) e o lançamento do Concurso para a Concessão do Pinhal Interior, que contemplará a conclusão do IC3 entre Alviobeira e Coimbra;

- A abertura do IC9 entre o IC3 e Carregueiros, a construção do troço até à Estação de Fátima e a adjudicação da Concessão Pinhal Litoral, que terminará o IC9 até à Nazaré em Julho de 2011;

- Através do Fundo Florestal Permanente, intervenção de qualificação e limpeza na Mata dos Sete Montes, apoio à instalação de Sapadores Florestais na Associação de Proprietários dos Templários, também criada no âmbito de uma Comissão da Assembleia Municipal, Presidida pelo PS;

- Instalação de um Mini-Campo na Associação das Serras da Sabacheira;

- Intervenções de qualificação para higiene e segurança em instalações desportivas, nas Associações de Vila Nova (Paialvo), Paço da Comenda e Linhaceira;

- Recuperação do telhado e paredes da Igreja de Carregueiros;

- Substituição da cobertura do Pavilhão Desportivo da ACR Santa Cita;

- Obras de adapatação do espaço cedido pelo Município para a nova Sede Social do Sporting de Tomar;

- Apoio à edicção do Díptico Coral, da Associação Canto Firme, de Fernando Lopes Graça e apoio à sua Internacionalização;

- Apoio ao Festival Internacional de Bandas e à Orquestra dos Templários;

- Instalação em Tomar da Loja PONTO JÁ;

- Apoio à Modernização Administrativa para as sedes das Juntas de Freguesia de Junceira, Asseiceira, Sabacheira e Beselga;

- Aumento durante 4 anos em mais de 1 milhão de euros nas comparticipações sociais para as valências de Centro de Dia, Creches, Lares e Apoio a Deficientes, no Concelho;

- Novo Centro de Actividades Ocupacionais do CIRE de Tomar;

- Nova creche da Gualdim-Pais, no Casal dos Frades;

- Comparticipação para aquisição de viaturas para as IPSS de Olalhas, Venda Nova, Paço da Comenda e Gualdim-Pais;

- Novo Tribunal de Trabalho de Tomar;

- Nova Esquadra da PSP de Tomar;

- Abertura do novo edifício das Finanças de Tomar.

C. 7 vertentes para ACREDITAR, TRABALHAR e VIVER em TOMAR



Investir na atracção e fixação de empresas, melhorando a mobilidade e fomentando o crescimento populacional.

Gestão participada—centrar nas pessoas, a aposta das políticas do Município. Orçamento participativo.

Eficácia dos Serviços—responder em tempo útil aos problemas dos cidadãos, associações e investidores.

Afirmação da identidade do Concelho—promover e valorizar o Concelho a nível externo

Implementação de uma Agenda XXI Local—Constituição do Eco-Parque do Nabão, melhorar o ambiente e ao apoio social

Novo Modelo de desenvolvimento—centrado no aproveitamento dos Recursos Humanos, do Município e do Concelho, estabelecendo parcerias com Escolas e com Empresas.

Terminar a Revisão do PDM.



D. 17 propostas para CUMPRIR TOMAR

http://pstomar.blogspot.com/2009/01/pacote-contra-crise-favor-de-tomar.html



E. Compromissos na Area Social e na Economia

http://pstomar.blogspot.com/2009/09/apostar-no-social-apostar-na-economia.html


F. Compromissos com o Ambiente

http://pstomar.blogspot.com/2003/01/ambiente-2009-2013-por-um-concelho.html


G. Compromissos com a Cultura e o Turismo

http://pstomar.blogspot.com/2006/09/contributo-do-ps-para-discusso-sobre.html

DESENVOLVER O TURISMO EM TOMAR

A aposta no turismo é decisiva para a cidade e o concelho de Tomar. Perdeu-se muito tempo e desperdiçaram-se grandes oportunidades para fazer do turismo uma base económica essencial para a nossa qualidade de vida.

O concelho tem recursos patrimoniais e humanos e uma centralidade geográfica que lhe permitem desenvolver o turismo ao ponto de recuperar a posição que teve e que perdeu na região com a indústria.

Existem oportunidades e condições para que o turismo proporcione desenvolvimento económico e social à cidade e ao concelho, gerando de forma sustentável rendimentos, empregos, negócios, cultura, educação e melhor qualidade de vida para a população e para as futuras gerações.

Há que lançar o processo de criação de riqueza pelo turismo, mobilizando as pessoas e as instituições para projectos que captem recursos financeiros e empreendedorismo para transformar os recursos humanos e culturais, o património material e imaterial, a paisagem e a natureza em bens e serviços que atraiam mais e melhores visitantes e turistas nacionais e internacionais, gerando uma economia do turismo sustentável.

O turismo cultural constitui hoje e no futuro a grande área de oportunidade e o grande desafio para criar uma indústria turística rentável e sustentável e com benefícios para as populações. O turismo cultural proporciona meios e motivação para manter e valorizar o património histórico e para desenvolver práticas culturais contemporâneas, enriquecendo o legado que vamos deixar para as gerações futuras.

Como já se confirmou, não basta ter o Convento de Cristo e esperar que o turismo se desenvolva por geração espontânea, os turistas passam por lá e não ficam na cidade, os negócios associados ao turismo não se desenvolvem, o comércio está decadente, o centro histórico não tem vida e cada vez temos menos turistas.

O uso e a apropriação do centro histórico pela população e pelos turistas é uma aposta decisiva que tem de ser assumida, programada e executada de forma sistemática, com a liderança da Câmara Municipal e o envolvimento das pessoas e das diversas instituições.

Não basta dizer que Tomar é a “Cidade Templária”, há que desenvolver o conceito e levá-lo à prática. Tomar tem condições para ser o grande centro da temática templária, com uma imensa visibilidade internacional, em termos culturais, científicos e turísticos. Este é um desafio central e tem sido uma grande oportunidade perdida por falta de visão e de praxis dos responsáveis da autarquia e das instituições que deviam gerir o turismo.

Tomar pode vir a ser um grande pólo de competitividade no turismo cultural se esse desafio for assumido. Além do imenso património do concelho e da região envolvente, dispomos do Instituto Politécnico, com competências e valências únicas no país no turismo cultural, na conservação e restauro, na arqueologia, na fotografia, na pintura e nas tecnologias da informação e comunicação.

Temos a sede da Associação Portuguesa de Turismo Cultural, já com uma projecção interessante e trabalho desenvolvido, temos uma Escola Profissional que prepara jovens para os serviços do turismo, temos a Templar com provas dadas na formação e na gestão de actividades de animação e de operação turística, temos o grupo de teatro Fatias de Cá com grande notoriedade e excelente trabalho, música erudita, a grande figura de Fernando Lopes Graça, jazz e outras artes do espectáculo, artesanato e folclore, doçaria conventual, etc.

Os recursos existem e são muitos, a grande questão reside na criação de condições para articular todos estes actores num processo sistemático organizado com visão estratégica e capacidade de gestão para gerar sinergias. Já se viu que não basta assinar protocolos e tirar a fotografia para publicar na imprensa local…E, além dessa aposta central no turismo cultural, é preciso apostar também na diversificação de ofertas – turismo de negócios, turismo de natureza, turismo rural, turismo activo e desportivo, recreio náutico, gastronomia e vinhos e eventos com grande projecção nacional e internacional.


H. Compromisso com a Organização Interna do Município

Reclassificação dos funcionários com formação adequada a novas ou valorização das suas actuais funções.
Prémios de Productividade, nos termos da legislação em vigor.
Fomento da Formação interna e externa, utilizando todos os tempos previstos na legislação (70-100 horas formação trabalhador/ano)
Reorganização das Divisões, tendo por objectivo a adequação de novo Quadro Orgânico ao serviço das Empresas, das Associações e do fomento económico.
Apoio social alargado aos funcionários em dificuldades, através de protocolo com a Associação dos Trabalhadores.
Desenvolver parceria para a melhoria do trabalho com a Comissão de Trabalhadores, promovendo uma cultura de segurança, empenhamento e serviço ao cidadão.
Criação da "Caixa de sugestões" interna.

I. Compromisso

Os candidatos do PS às autarquias do Concelho de Tomar, nas eleições de 2009, compromtem-se a ter uma atitude colaborante, no exercício dos seus mandatos, tendo por fim a salvaguarda primeira do interesse das populações do Concelho de Tomar.

Comprometem-se a agir com probidade, dentro de uma ética republicana de serviço público e tendo por divisa máxima a resolução dos problemas concretos das populações.

Comprometem-se ainda a desenvolver os valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, para o cumprimento do seu Programa e do interesse geral da população.