quinta-feira, maio 13, 2004

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - A nossa aposta nas famílias

Artigo constante do Boletim "Os Socialistas - nº6, de 14.05.2004"

O PS, continua a querer implementar em Tomar, contra a opinião de António Paiva e do PSD, o conceito do desenvolvimento sustentável - ambiental, social e económico.
Num momento de graves dificuldades das famílias, se António Paiva, já tivesse implementado a Agenda XXI—local, provavelmente o investimento, que ele tem centrado no “disparate”, estaria já a ser canalizado para o desenvolvimento social e económico das famílias.

Mas falemos de coisas simples:

Quando os Tomarenses não têm Transportes Públicos para usar, o que acontece? Usam carro… para levar as crianças à escola, para irem trabalhar, para irem aos serviços públicos, ao médico… E aqueles que não têm automóvel? Se calhar, para António Paiva, esses deviam de sair do Concelho… como os mais de mil habitantes que o Concelho perdeu nos últimos anos.

Onde está a habitação social, acordada com o Governo PS há mais de três anos? Ou outra qualquer parceria com privados?

Para quê uma Ponte no Flecheiro, que vai desembocar mais carros para junto das Escolas da Cidade, colocando em risco a segurança de toda a comunidade escolar?

E nas zonas rurais? Onde está o investimento nas comunidades locais, nomeadamente no seu associativismo, na sua cultura - a Câmara só em erros e omissões do “Elefante Branco” do novo Pavilhão Municipal vai pagar tanto, como tudo o que transferiu para as Associações do Concelho.

Onde está a prometida revisão do PDM, de forma a permitir que os casais jovens continuem a viver em Tomar?

Onde estão as zonas de fixação de empresas, na Cidade e no Concelho, de forma a permitir que haja emprego?

Onde está o investimento na promoção dos nosso produtos turísticos, no património e na agricultura sustentável, valorizando os produtos regionais?

Sabe que paga em Tomar, mais do dobro pela Água e Saneamento que na Cidade de Lisboa e mais de três vezes de taxas de construção que em Abrantes ou Torres Novas?

Será que António Paiva nas suas viagens a Bruxelas, só aproveita para passear? Não será altura, ao fim de seis anos, para aprender alguma coisa?

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar