domingo, junho 20, 2004

COMUNICADO DA COMISSÃO POLÍTICA DE 18 DE JUNHO

A Comissão Política Concelhia do PS, na sua reunião ordinária de 18 de Junho de 2004, decidiu:

1. Agradecer a confiança dos mais de 43% de Tomarenses que tendo votado PS, nos dão ânimo a continuar o nosso trabalho empenhado, sério e responsável em prol da vida da nossa comunidade, transformando o PS na "casa comum" da alternativa ao poder autista e irresponsável de António Paiva e do PSD. Agradecer muito especialmente ao nosso candidato Dr.António Mendes e ao nosso mandatário, o independente Dr. João Simões, pela forma digna como participaram e contribuiram para este excelente resultado eleitoral, no Concelho de Tomar.

2 O PS de Tomar defende que a estratégia base para as deslocações urbanas, tenha como espinha dorsal o modo de transporte baseado na FERROVIA LIGEIRA de SUPERFÍCIE, integrado num PLANO de MOBILIDADE do nosso Concelho e Concelhos vizinhos, permitindo também uma gestão territorial em moldes significativamente inovadores.
Nesse sentido desafia o PS, a que a Câmara coloque o Estudo de Mobilidade que diz já ter realizado à DISCUSSÃO PÚBLICA, após a recolha dos pareceres das diversas entidades a consultar, nos termos da Lei. Desta forma, poderá ser obtido um PLANO de MOBILIDADE, no qual se estabeleçam opções e objectivos a alcançar num quadro de directrizes e apoios financeiros necessários à sua concretização

3. O PS exige que o processo relactivo à futura reconversão e utilização do CONVENTO de STA.IRIA, seja efectuado através da abertura de procedimento para CONCURSO PÚBLICO de CONCEPÇÃO-CONSTRUÇÃO.
Em CONCURSO PÚBLICO e não LIMITADO, devem ponderar-se as propostas dos concorrentes, de forma a melhor salvaguardar os interesses do Município, incluindo garantias para exploração e a melhor conservação da infraestrutura.

4. O PS dando cumprimento ao desafio que fez há cerca de um mês à Câmara, no sentido de propôr a criação da "Comissão de Implementação da Agenda XXI local de Tomar", irá brevemente propôr nos competentes órgãos autarquicos que esta Comissão seja integrada pelos seguintes parceiros:
a) Agentes Económicos;
b) Associações Ambientais;
c) Associações de intervenção social;
d) ONG (Organizações Não Governamentais);
e) Estabelecimentos de Ensino: Básico, Secundário e Superior;
f) Região de Turismo;
g) IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social);
i) Instituições Religiosas (na vertente de intervenção social);
j)Autarquias (Câmara e Juntas de Freguesia);
k) Partidos Políticos.

5. Marcar a Convenção Autárquica do Concelho de Tomar, para o próximo dia 30 de Outubro, com a seguinte Comissão Organizadora: José João Narciso (Presidente da Assembleia Freguesia da Madalena), Artur Damásio, Virgílio Saraiva, Élia do Carmo, Carlos Silva e um representante da JS, dos Vereadores e das Juntas de Freguesia.

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar