sábado, junho 26, 2004

MERCADO DE TOMAR, MOTIVA CARTA DO PS AO GOVERNADOR CIVIL

Ex.mo Sr. Governador Civil
do Distrito de Santarém


ASSUNTO: Perigo de perturbação da ordem pública em Tomar

Na sequência da deliberação da Câmara Municipal de Tomar, de Segunda-feira, dia 21 de Junho, no sentido de "Suspender o Mercado Ambulante Semanal nos próximos dias 25 de Junho e 2 de Julho", o Partido Socialista de Tomar solicita a V.Exa que se digne a tomar todas as diligências no sentido de evitar qualquer perturbação da ordem pública amanhã – Sexta-feira, dia 25 de Junho -, a partir das 7H00.

Tal preocupação do PS, resulta do "caos" que esteve instalado em Tomar na passada Sexta-feira, inclusive com tentativas de agressão a funcionários da Autarquia, em resultado da alteração da localização dos referidos feirantes ambulantes, que sendo mais de uma centena e mercê do exíguo espaço para eles previsto, junto às instalações do actual mercado tradicional de "frescos", deu origem a uma solicitação da PSP, no sentido da refira suspensão.

Sendo que muitos desses feirantes não puderam ser avisados, prevê-se que estes procurem ocupar o espaço entretanto previsto, que mercê de ter apenas uma entrada poderá levar ao corte de várias vias públicas na zona da Igreja de Santa Maria dos Olivais, Bombeiros Municipais e Avenida Norton de Matos (principal via da Cidade de Tomar e única passagem sobre o Rio Nabão no sentido Oeste-Este).

A acontecer tal, a vida dos cerca de 20.000 residentes da Cidade de Tomar e as condições de circulação dos mais de 10.000 outros residentes que habitualmente nesse dia de mercado aqui se deslocam, estão claramente em risco de serem severamente afectados.

Obviamente que sabemos que V.Exa está preocupado com a segurança de pessoas e bens e com a manutenção da ordem pública, pelo que solidários com a vossa preocupação, manifestamos a nossa solidariedade por todas as iniciativas que entenda por bem desenvolver junto das forças de segurança e da respectiva Câmara Municipal, que de forma responsável já deveria ter encontrado uma solução definitiva para este assunto, pois que há mais de dois anos que era previsível tal desfecho.
Com os nossos melhores cumprimentos, certos da sua rápida actuação
Tomar, 24 de Junho de 2004
O Presidente da CPC

Post Scriptum

Felizmente para todos, que a PSP tomou todas as medidas necessárias, apesar da dificuldade de meios, não tendo havido qualquer problema.
No entanto foi notório que muitos dos habituais vendedores de "frescos" não estiveram presentes, talvez motivados pelo medo de "confusão", como a que se tinha observado na semana anterior. Foi também evidente que muitos dos habituais compradores também primaram pela ausência.
O PS pensa que se torna evidente que tem que haver outra solução para a colocação do mercado ambulante - diferenciado do mercado tradicional de "frescos".

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar