terça-feira, setembro 14, 2004

PORQUÊ APOIAR UM DOS CANDIDATOS A SECRETÁRIO-GERAL?

João Soares (candidato B)

Camaradas

Os militantes do PS vão poder escolher em 24 e 25 de Setembro entre João Soares, Manuel Alegre e José Sócrates para o cargo de Secretário-Geral do Partido. Cada militante do PS poderá decidir por si.

João Soares, 55 anos, advogado, deputado à Assembleia da República, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foi quem primeiro anunciou, em Março, a intenção de lutar pela preferência dos militantes.

O que motiva este Socialista a correr pela liderança do Partido é o inconformismo com que vê alastrar a crise em que a Coligação de Direita no poder afecta o país, e porque entende ser dever do PS apresentar alternativas credíveis e fazer uma oposição intransigente, contínua e corajosa ao actual Governo.

Acresce que João Soares foi o único candidato à liderança do Partido a convidar um militante da secção de Tomar para o representar no Distrito de Santarém.

Como Mandatário Distrital da Candidatura de João Soares, permitam-me que recorde aqui a crise social, económica, política e cultural que asfixia o país, e o nosso Concelho, colocando em causa o bom funcionamento das instituições democráticas, e em risco de se perderem direitos sociais, económicos e políticos fundamentais.

“Vejo o PS como uma força de Esquerda, sem hesitações ou complacências contra as políticas desastrosas da Direita, com um discurso sem ambiguidades, dirigido aos portugueses que têm muitas razões para estarem profundamente descontentes, que sentem na pele os erros da actual Coligação”, refere João Soares na Moção de Candidatura com que se apresenta aos militantes.

E eu permito-me recordar-lhes que dos quase 78.000 mil membros do PS apenas cerca de 10 por cento costumam votar para o cargo de Secretário-Geral do Partido. A minha proposta é que quebremos esta tradição, e em 24 e 25 de Setembro digamos através do voto quem queremos na liderança do PS e do próximo Governo.

Eu escolhi João Soares.

António Ribeiro Mendes - Médico, Mandatário Distrital


Manuel Alegre (Candidato A)

Caras(os) Camaradas

Um grupo de militantes socialistas da Secção de Tomar, movido pela convicção da necessidade de reintroduzir o debate de ideias e a participação activa dos cidadãos na tomada de decisões e na definição das políticas que a todos deverão servir, decidiu, por iniciativa própria, dar o seu apoio ao camarada Manuel Alegre na sua candidatura a Secretário-Geral do Partido Socialista.

Como refere o nosso camarada Alegre “a escolha que se coloca não é entre pretensos «moderados» e hipotéticos «radicais», mas sim entre a coragem de nos assumirmos como socialistas, a coragem de sermos de esquerda e de confrontar a governação de direita que vem depauperando o país e os portugueses.

Manuel Alegre concorre a Secretário Geral do Partido Socialista porque sentiu o apelo de muitos militantes socialistas, espalhados de norte a sul do país. Porque é necessário que o PS se assuma como verdadeira e legítima oposição, na defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses.

Nós apoiamo-lo porque em TOMAR é necessário um grito contra conformismo e por acreditarmos ser possível evoluir sem abdicar dos nossos princípios ideológicos de esquerda: Princípios de humanidade e de equidade social.

A eleição que vai decorrer é importantíssima a todos os níveis e todos sabemos que “há quem pense que o Congresso já está ganho pela máquina partidária”. Por isso, nas suas mãos está a arma que pode alterar o que parece já decidido: essa arma é o seu voto.

É o seu voto que pode mudar o PS, o País e a democracia cada vez mais ameaçada.


O camarada Manuel Alegre candidata-se por princípios resultantes de um Abril sempre vivo e presente, que devem ser o suporte de uma “verdadeira modernização” e em que o Partido Socialista se deve assumir como o garante de:

· “ Um novo idealismo democrático, baseado na síntese entre a liberdade e a justiça social;
· Um novo conceito de Estado, o Estado estratega, cuja função não se deve reduzir ao papel de árbitro, mas deverá ser o de promotor de serviços de interesse geral e instrumentos de combate às desigualdades sociais e ás assimetrias locais;
· Um PS inspirado pela ética republicana de serviço público; um novo contrato social e uma estratégia de desenvolvimento sustentável – crescimento económico inseparável da educação, do emprego e da coesão social, do respeito pelo ambiente e pela diversidade;
· Um PS que tenha a coragem de lutar contra a falta de transparência, a promiscuidade, a apropriação dos bens comuns, por grupos de auto-eleitos, o negocismo e a defesa de interesses pessoais em detrimento da defesa da qualidade de vida de todos os cidadãos, que contaminam as estruturas do Estado;
· Um PS que não aceite colocar os direitos sociais e o bem estar entre parênteses;
· Um PS que seja capaz de dar uma resposta inovadora à globalização, aproveitando as oportunidades de novos conhecimentos, novos mercados e novas tecnologias, que ela traz, fazendo com que seja o Estado e toda a comunidade a suportar os custos sociais das mudanças e não apenas alguns contribuintes;
· Um PS que incorpore, como valores da esquerda moderna: uma cultura de inovação e risco, porque só assim será possível vencer a batalha da competitividade;
· Um PS que se bata por um máximo de convergência entre políticas públicas e as estratégias empresariais criadoras de riqueza.”
· Um PS que defenda a universalidade no acesso ao Serviço Nacional de Saúde.

Porque comungamos destas orientações, nós votaremos Manuel Alegre! Você tem uma “arma” igual, VOTE!
Tomar, 12 de Setembro de 2004


Alguns dos militantes de Tomar, que subscrevem esta candidatura:
Anabela Freitas Delgado
Ana Cristina Silva
Carlos Rodarte Veloso – Mandatário Concelhio
Elisabete Azevedo Conde
Fernando Costa Graça
João Alberto Cardoso
João Mendes Nogueira
José Fortunato Pereira
José Pedro Vasconcelos
Laura Santos Rocha
Luísa Conceição Henriques
Luís Carlos Bonet
Luís José Ferreira
Maria de Fátima Duarte
Maria Luísa Lousada
Silvia Marília Pereira
Susana Filipa Quintino
Virgílio Saraiva de Matos



José Sócrates (Candidato C)

Mandatário Concelhio - Élio Bernardino

Site oficial da Candidatura

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar (segundo informação das Candidaturas)