segunda-feira, outubro 17, 2005

PRIMÁRIAS ESCOLHEM EM ITÁLIA CANDIDATO DA ESQUERDA


Em Itália, a União dos Partidos de Esquerda, o Bloco "Oliveira", que agrupa cerca de dez formações políticas de oposição a Berlusconi (Centro-Direita), decidiu organizar umas Primárias a nível nacional, para escolher o seu candidato a Primeiro Ministro nas Eleições Legislativas de Maio de 2006.

As primárias realizaram-se este fim de semana e envolveram a participação de 2,5 Milhões de Eleitores Italianos, que se deslocaram a sedes de Associações, Ginásios, Cafés e Partidos Políticos, por toda a Itália, e escolheram o candidato da Esquerda às Eleições.

Para poderem votar os cidadãos, apenas precisaram de provar a sua identidade através do BI e Cartão de Eleitor e contribuir com 1 euro para as despesas do processo.

Tal inovação no sistema político europeu, agora aplicado num País da dimensão da Itália (55 Milhões de Habitantes), consta já da forma de escolha de candidatos às Autarquias pelo PS de Tomar.

O PS de Tomar foi muito criticado por esta inovação, mas tal está agora a dar o seus frutos em Itália. Mantemos a convicção que é esta a forma como no futuro as grandes decisões a este nível serão tomadas: pela participação directa do povo, até na escolha dos "seus" candidatos.

O princípio é simples: quantos mais tiverem hipótese de ter opinião, mais a decisão final será representativa da vontade de todos.