terça-feira, novembro 29, 2005

PS LEVANTA DÚVIDAS SOBRE VIABILIDADE DOS TRANSPORTES PÚBLICOS E ACUSA CÂMARA DE FALTA DE VISÃO SOCIAL

No decurso da Assembleia Muncipal de 25 de Novembro, após exaustiva discussão a mesma aprovou a contratação de serviços de mão de obra, para garantir o funcionamento dos Transportes Urbanos de Tomar, no valor de cerca de 79.000 contos, tendo os deputdaos municipais ficado a saber que apenas estão garantidas as despesas, uma vez que a haver receita ela será para a Rodoviária do Tejo.

Neste contexto o PS absteve-se da aprovação deste contrato ( e respectivo encargo), com a seguinte declaração de voto:

" O PS absteve-se em relação àlocação financeira de mãos de obra para os Transportes Urbanos de Tomar, em virtude de não terem ficado esclarecidas as circunstâncias de viabilidade financeira do Projecto, quando a mesma Câmara nem o transporte dos alunos do 1º Ciclo para as aulas de Inglês assegura às crianças de todas as aldeias do Concelho"

O PS não votou contra porque considera importante haver uma solução de transportes públicos, que garanta a acessibilidade a todos os residentes do Concelho.

No entender do PS esta atitude despesista e eleitoralista - não esquecer que os TUT entraram em funcionamento uma semana antes das eleições -, em virtude de a Câmara só ter garantidas as despesas, denota uma falta de visão social e de investimento nas pessoas, ao recusar fornecer financiamento para o transporte das crianças do 1ºCiclo que frequentam pela primeira vez este ano as aulas de Inglês, um pouco por todo o Concelho.

Esta despesa está a ser assumida pelas Juntas de Freguesia do Concelho, quando não é da sua competência fazê-lo. Ora quem gasta 79.000 contos sem qualquer retorno para o futuro e não apoia a formação das novas gerações nãomerece ter o respeito dos cidadãos.