segunda-feira, março 31, 2008

CARTA ABERTA AOS TOMARENSES

Estimado(a) amigo(a)

O Município de Tomar pretende fazer aprovar uma Carta Educativa que prevê o encerramento até 2012 de todas as Escolas e Jardins de Infância nas Freguesias de Alviobeira, Beselga, Além da Ribeira, Junceira, Olalhas, Pedreira e Sabacheira.

A decisão de encerrar escolas é, dentro dos princípios pedagógicos nacionalmente definidos, uma decisão que cabe totalmente à autarquia. No nosso Concelho não haverá em 2016 uma única Freguesia com menos de 10 alunos. Em todas as Freguesias existirão alunos que justificarão um mínimo de duas salas de 1ºCiclo e uma de Jardim-de-infância.

As Escolas de 1ºCiclo da Cidade estão cheias, em primeiro lugar porque não há ainda boas condições na generalidade das Escolas das Freguesias.

A aposta está em construir Escolas nas Freguesias e reduzir assim a pressão sobre as Escolas da Cidade. Nesta prevê-se ainda encerrar a Escola de Sto.António, construir já uma super-escola na actual Nuno Alvares e na Freguesia de S.João fechar as Escolas das Cabeças e de Carvalhos de Figueiredo, construindo uma Escola na Machuca onde, como todos nós sabemos, não existirão mais do que uma ou duas crianças.

Encerrar ainda as Escolas da Asseiceira, Sta.Cita, Roda, Paialvo, Porto da Lage, S.Miguel e Marmeleiro, significa que os alunos residentes nestas freguesias tenham de percorrer distâncias maiores saindo de casa muito mais cedo, prejudicando o seu percurso escolar, num Concelho que é o melhor da região em todos os indicadores escolares.

Esta Carta Educativa não resolve nenhum dos problemas dos Munícipes, mas poderá vir a criar imensos, como por exemplo obrigar a que as crianças entre os 3 e os 9 anos, passem a frequentar Escolas muito mais longe de casa, sem quaisquer garantias que o transporte é assegurado pela Câmara, por exemplo.

Isto custa mais dinheiro ao Município é certo, levando a que o Ministério coloque mais Professores, o que também é certo.

Mas não valerá o esforço criar melhores condições às nossas crianças, investindo em pelo menos UMA ESCOLA POR FREGUESIA, próximo das famílias, em lugar de estarem “amontoadas” em super-escolas, todas elas localizadas na Cidade ou nas suas imediações?

No PS achamos que sim. Que é preferível apostar nas nossas crianças e jovens em lugar de gastar o dinheiro que deveria ter sido usado para construir 6 Escolas, na construção do Parque de Estacionamento do Pavilhão Municipal ou 1 Escola com o dinheiro gasto nas lombas que foram espalhadas pela Cidade.

Esta Carta Educativa não foi discutida com as Escolas, não foi discutida com os Pais, não foi discutida com as Juntas de Freguesia. É uma má solução que urge parar, em prol das nossas crianças.

Apela-se assim, a que todos possam assistir à Assembleia Municipal que se realiza na Sexta-feira, dia 4 de Abril, pelas 17 horas, afim de ver quem está de facto do lado das crianças do Concelho.

Tomar, 29 de Março de 2008
Becerra Vitorino, Vereador