segunda-feira, março 23, 2009

PS visita Sabacheira e recandidata Fernando Graça

Foi no passado sábado dia 21, dia da árvore, que os dirigentes do PS Tomar empreenderam uma visita precisamente a uma das freguesias do concelho com mais mancha florestal, a Sabacheira. Nesta freguesia votada ao esquecimento pela Câmara Municipal só com muito esforço e empenho, o executivo da Junta e o seu presidente Fernando Graça conseguem reduzir as consequências desse esquecimento.

Numa situação geograficamente periférica, vai sendo ainda, para o bem e para o mal, a proximidade com o concelho de Ourém que consegue manter alguma vitalidade na população residente através de maiores oportunidades de emprego.

Mas se ao concelho vizinho não se pode reivindicar a resolução dos problemas e das carências da freguesia, também esta não tem sido lembrada pela Câmara de Tomar, a quem caberia assumir as responsabilidades.

Pelo lado positivo deve, contudo, realçar-se a boa dinâmica das associações da freguesia. Lembremos apenas que a prática desportiva por estas dinamizada tem levado muitos jovens de Tomar a conhecer bem a freguesia de Sabacheira.
I
gualmente aqui se situa um dos locais de maior interesse do concelho: quem não conhece o Agroal? Numa época em que tanto se debate a educação ambiental e o turismo activo, não se compreende o estado de profunda degradação em que o “nosso lado do rio” se encontra. Não é preciso construir nem estragar, bastaria que tudo estivesse arranjado e atractivo. Muito haverá que fazer para preservar este local tão enraizado na nossa memória colectiva.

Outro dos aspectos que se considera essencial para a conquista de uma melhor qualidade de vida é a qualidade das estradas. Quanto a estas não podemos deixar de referir o mau estado de ligações e de localidades. Sabacheira – Vale Meão, Chão de Maçãs – Sabacheira, Vale de Lobos – Cacilheira ou a estrada das Serras, necessitam de urgentes melhoramentos. Também em Monchite, Vale do Sancho ou Casal da Brava os caminhos carecem de urgente intervenção.
Com escassos meios, e com um sistema de transferência de verbas por parte da Câmara há muito obsoleto e objecto de propostas de alteração por parte do Partido Socialista, a junta vai fazendo o que pode e se encontra ao seu alcance.

Sobre iluminação pública muito haveria também para dizer. Que fique no mínimo o apelo para a resolução do problema do cruzamento de Chão de Maçãs: os postes de iluminação pública estão sem luz há quatro anos, para que servem assim?

No final da visita, perante dirigentes concelhios e apoiantes locais, o presidente da concelhia Hugo Cristóvão elogiou o trabalho do presidente em prol da sua freguesia, e também a sua disponibilidade permanente para com o PS, exortando-o a ser candidato a um último mandato a que este respondeu afirmativamente.

Fernando Graça agradeceu a confiança do partido e o apoio dos colegas de executivo e assembleia de freguesia, manifestando-se empenhado em levar por diante mais esta luta, desejando por fim também o melhor sucesso a José Becerra Vitorino para bem do concelho e das freguesias.

Este, candidato do PS à Câmara Municipal, agradeceu o apoio e reafirmou que quando for presidente da Câmara terá uma forma diferente de relacionamento com as juntas, dedicando uma política de atenção aos lugares do concelho que estão em condições de maior afastamento da cidade, não só por uma questão de igualdade de oportunidades, mas também como uma boa política de revitalização do território.

Momento de confraternização e boa disposição imperaram. Aqui numa visita, sempre necessária, a uma adega bem afamada na zona, com Carlos Silva, o grande chanceler das visitas.




De tudo, tomou devida nota o candidato a Presidente da Câmara Municipal, José Vitorino. Aqui, num dos muitos, momentos de trabalho nesta visita, sob o olhar atento de Fernando Graça e Hugo Cristóvão.