Não obstando a uma necessidade de planeamento e correspondente reorganização mais profunda, que introduza no município de Tomar conceitos importantes para a qualidade dos serviços, como seja por exemplo o Balcão Único de Atendimento Municipal, ou a lógica de trabalho em “open space”, que não só carecem desse planeamento prévio sobre que serviços no município queremos como implicam alterações físicas dos espaços, entende o PS apesar disso, que desde já a autarquia deve alterar o seu horário de atendimento generalizado ao munícipe.
Assim, na linha das melhores práticas de gestão pública, tendo como fim primeiro a melhoria do atendimento ao cidadão; mas igualmente a melhor rentabilização dos recursos humanos e também a economia de outros recursos, já aplicada por várias autarquias no nosso país, o PS propõe:
1º - Que a Câmara diligencie no sentido de estudar uma alteração no horário de funcionamento da generalidade dos seus serviços de atendimento ao cidadão/munícipe, passando a funcionar de forma contínua sem pausa para almoço, e dilatando o possível para mais tarde a sua hora de encerramento, para assim melhor atender às necessidades daqueles que procuram esses serviços;
2º - Como contrapartida para a gestão do esforço dos funcionários, os serviços passem a estar abertos ao público apenas 4 dias úteis por semana, entendendo o PS que o dia a excluir deverá ser a segunda-feira. O que não implica necessariamente que neste dia não exista serviço interno a efectuar.
3º - Que essa proposta de novo horário seja presente a esta Assembleia na próxima reunião.
Tomar, 29 de Dezembro de 2010.
O Grupo Municipal Socialista