quinta-feira, abril 12, 2012

PS propõe proibição do uso das Barreiras New Jersey no Centro Histórico

Os vereadores do PS, na reunião de Câmara de hoje apresentaram a seguinte proposta:


PROPOSTA
Proibição do uso de barreiras tipo New Jersey no Centro Histórico

O Centro Histórico de Tomar é um conjunto patrimonial relevante, sobre o qual em tempo oportuno a Câmara deliberou implementar um plano de salvaguarda, de forma a manter a dignidade das características arquitectónicas ímpares, dos seus mais de sete séculos de construção.
São assim conhecidos os constrangimentos à recuperação e construção dentro do seu perímetro de salvaguarda, sejam nas alterações a efectuar, sejam nos elementos construtivos passíveis de uso.
Desde há alguns anos, já na vigência deste plano de salvaguarda, tem crescido o uso extemporâneo de barreiras tipo New Jersey, para contenção de tráfego no Centro Histórico.
A barreira New Jersey é uma barreira de segurança, geralmente fabricada em betão, utilizada como separador de fluxos de tráfego, como guarda em obras de arte ou para delimitar provisoriamente zonas em obras. A barreira New Jersey tem como principal vantagem uma elevada resistência ao choque e a ocupação de um espaço diminuto.
É portanto um elemento da atividade da construção, especialmente vocacionada para "auto-estradas".
Todos sabemos que à cidade de Tomar não se aplica efetivamente o conceito típico da utilização deste elemento, como é por demais evidente, não sendo aliás conhecida qualquer cidade com vocação turística com este tipo de elementos espalhados, como infelizmente na nossa Cidade, pelas s ruas do nosso centro histórico ou no Largo do Pelourinho, por exemplo.

Assim, se propõe:
1 – Que seja proibido o uso de barreiras tipo New Jersey no perímetro do plano de salvaguarda do centro histórico;

2 – Que o seu uso só possa acontecer, inopinadamente e durante períodos muito limitados de tempo, nas vias nacionais que atravessam o perímetro do plano de salvaguarda do centro histórico, quando em resultado de calamidade ou outra ocorrência de gravidade que torne de todo impossível o uso de outro tipo de barreiras.

Luis Ferreira e Anabela Estanqueiro