terça-feira, maio 15, 2012

Comunicado: semana académica


No momento em que se inicia mais uma semana académica, constata o Partido Socialista que, apesar de todas as chamadas de atenção e propostas que temos vindo a fazer em diversos momentos, mais uma vez a câmara se demitiu de apoiar aqueles que são o maior grupo de embaixadores em permanência do concelho de Tomar: os alunos do Instituto Politécnico de Tomar.

A câmara de Tomar (ou seja, o presidente e os dois vereadores do PSD):

1. Não reuniu com as estruturas representativas dos estudantes;

2. Não colaborou na organização da semana académica, não percebendo que a mesma extravasa o concelho e que é (ou não!) um dos fatores de atratividade para futuros alunos;

3. Não criou condições para que as estruturas representativas dos alunos possam mostrar que têm capacidade de trabalho e, que também querem contribuir para o concelho que os acolhe;

4. Não só não impediu, como contribuiu para que mais uma vez a semana académica seja um pequeno acontecimento praticamente confinado ao espaço físico do IPT e passando despercebido à restante comunidade.

5. Não percebeu que a semana académica, bem como outros eventos dos estudantes, podem e devem contribuir para um conjunto diversificado de eventos anuais, num concelho que se diz querer afirmar como turístico.

A câmara nabantina, ao contrário da generalidade das outras onde existe ensino superior, ainda não percebeu que tem algo que muitos concelhos gostariam de ter mas que não sabe, nem tem vontade em saber, rentabilizar.

A câmara mostra novamente a sua incapacidade de responder a novas realidades e, no concreto, respeitar, compreender e dialogar com a sua comunidade estudantil de ensino superior.

A câmara ainda não compreendeu a importância que a instituição IPT representa para o concelho, sendo responsável por centenas de postos de trabalho diretos e indiretos, e o maior contribuidor individual para a economia local.

A câmara ainda não compreendeu que uma semana académica envolve muito mais do que os alunos; envolve as suas famílias, muitas delas fazendo um esforço considerável para proporcionar aos seus filhos um grau de ensino superior; envolve os amigos, muitos deles alunos noutras cidades com ensino superior – e deve envolver também a comunidade local.

O Partido Socialista de Tomar não pode, mais uma vez, deixar de denunciar esta situação que é outro, em tantos, dos sintomas do retrocesso e das incapacidades da medíocre liderança a que o concelho de Tomar há tanto tempo está sujeito.

Aos 15 de maio de 2012 
O Secretariado do Partido Socialista de Tomar