quarta-feira, maio 09, 2012

Educação é estratégica para o desenvolvimento regional

No rescaldo do debate realizado na passada Sexta-feira, na Estalagem de Santa Iria, pode-se concluir que, para os socialistas e independentes presentes, o investimento continuado na educação, nos diferentes niveis de ensino e tipologias (escolar e profissional), é estratégico para potenciar o desenvolvimento da nossa Região.

A iniciativa foi organizada pela candidatura de António Gameiro – Juntos para Ganhar 2013, à Federação do PS de Santarém e pela Concelhia do PS de Tomar.
O debate foi muito participado e contou com os oradores previstos no programa.
José Ribeiro Mendes, professor do Instituto Politécnico de Tomar, entre as reflexões deixadas sobre a realidade de duas escolas politécnicas e as suas vantagens, e sublinhou um problema crescente que se está a verificar nos dias de hoje, as dificuldades financeiras dos estudantes, que os está a impedir de cumprir os seus compromissos ou obrigando-os a interromper os estudos.
Luís Filipe Santos, o coordenador regional da zona sul do Sindicato Independente de Professores e Educadores, entre as diversas opiniões deixadas, posicionou-se contra à constituição dos mega agrupamentos escolares, salientado os pontos negativos para a vantagem da educação dos alunos e até na organização das escolas.
Anabela Freitas a presidente do PS Tomar, foi a moderadora do encontro e António Gameiro, candidato à Federação, apresentou as linhas essenciais da sua candidatura e que são afinal muitos dos pensamentos dos socialistas do Ribatejo, assim como preocupado com a discussão de todos os sectores da nossa sociedade, e disponível para contribuir com soluções que possam ajudar na resolução dos constrangimentos.
A importância da defesa da escola pública e do ensino superior com qualidade e excelência no distrito de Santarém, é um vetor que reúne consenso e que os socialistas não abdicam como ponto de partida para sociedades desenvolvidas.

O debate foi vasto e ficou a abertura para próximas discussões, ficando o compromisso de António Gameiro de colocar a Educação no eixo das prioridades do próximo mandato à frente da federação.