quinta-feira, junho 21, 2012

Aprovada intervenção de valorização do Alambor

A Câmara aprovou hoje, uma alteração ao projeto da envolvente ao Convento de Cristo, visando valorizar a descoberta e destruição de parte do Alambor. O projeto reduz substancialmente o impacto dos muros então construidos e, garantida que seja a recolocação de parte das pedras do alambor, então (Agosto de 2011) retiradas, melhora substancialmente a leitura que será permitida fazer da descoberta verificada.

Os vereadores socialistas apresentaram a seguinte
DECLARAÇÃO DE VOTO
Alteração ao projecto da envolvente do Convento de Cristo junto ao Alambor

A defesa do património é uma obrigação de todos e é-o seguramente do município. Mais ainda quando se trata da importante herança para Tomar, o país e a civilização humana, que é tudo o que envolve o conjunto do castelo templário/convento de cristo.
Quem não respeita e defende o seu passado põe em causa o seu futuro, e se outras razões não conseguirem ser convincentes, bastará lembrar a questão económica por toda a mais-valia turística que esse património representa.

Neste caso do alambor, patente que ficou a destruição de uma parte do trecho do mesmo, no decurso das obras que, em simultâneo, vieram a traze-lo à luz, mesmo que isso revele deficiente sondagem prévia ao projecto e à obra, é importante encontrar uma solução que preserve e dignifique aquele espaço.

A solução agora apresentada, não constituindo modelo no plano visual nem de enquadramento, apresenta-se como uma intervenção viável.

A solução ideal passaria por uma integração plena do alambor no projeto de reabilitação daquele espaço, obrigaria ao aprofundamento da identificação de eventuais extensões do alambor com vista a um enquadramento mais significativo de valorativo.

Em todo o caso, consideramos que as correcções desenvolvidas e explicadas aquando da visita que efectuámos ao local, permitem minorar a destruição efectuada no decurso da obra, o que desde que seja garantida a reposição das pedras retiradas ao alambor, permite a nossa aceitação.

Desta forma, e perante a proposta aqui presente, votamos favoravelmente.