quinta-feira, agosto 02, 2012

Aprovado Plano de contingência para a Seca proposto

Sob proposta dos vereadores do PS em Fevereiro, a Câmara deliberou que deveria ser eleborado um "Plano de contingência para as situações de seca", que previssem e acautelassem os riscos inerentes a situações de Seca, como a que vivemos desde o Inverno 2011/2012, com especial incidência no abastecimento público.

Os serviços da Divisão de Proteção Civil elaboraram o respetivo Plano, prevendo apenas a questão do abastecimento público de água, que trabalha 5 NIVEIS de contigencia e 3 CENÁRIOS DE ALERTA.

Foi aprovado por unanimidade, tendo contudo o vereador Luis Ferreira, chamado à atenção para que este Plano deverá evoluir, para enquadrar os riscos da Seca na vegetação, com o especial impacto quando concomitante com o período crítico de incêndios (de 1 de Julho a 15 de Setembro). Foi dado o exemplo do fogo de 18 de Julho, que terá tido uma propagação muito mais rápida do que seria expectável, face à velocidade do vento e à orografia do terreno, em virtude da extrema secura da vegetação, típica do verão, mas acentuada pela Seca Extrema em que o Concelho de Tomar se encontra. Foi ainda dado o exemplo de que esse risco conjugado seca/período crítico deveria dar  origem ao pré-estacionamento de meios de combate aos fogos florestais, como foi realizado em alguns Concelhos do Distrito no Verão de 2005 (conjugação de Seca extrema e verão).

Ficou portanto a sugestão de que este Plano evoluisse para adequar esse risco.