sábado, abril 20, 2013

PS volta à CASA PATRÍCIO nos seus 40 ANOS

Abel Vieira Santos e Arménio Seco Breia, dois dos mais antigos militantes do PS em Tomar, Foto Vidal Bizarro
No dia 19 de Abril de 1973, na Alemanha, o Partido Socialista retomou na prática a herança das orientações que defendeu e propôs durante a última fase da Monarquia e na 1ª República, tendo por isso assumido esta data como a da sua fundação, e um pouco por todo país a data foi assinalada.

Anabela Freitas não quis deixar passar o momento em claro e promoveu, ao fim da tarde do dia 19, um convívio informal entre Socialistas, no espaço onde hoje se encontra a Casa Perdigoto, na Rua Sacadura Cabral, em tempos a Casa Patrício e pólo aglutinador dos socialistas tomarenses. Com esta iniciativa menos cerimoniosa foi possível dar aos socialistas uma imagem de que o Partido se deve orgulhar daquilo que se concretizou há 40 anos e do trajecto feito na defesa das mais elementares aspirações dos portugueses em geral e dos tomarenses em particular.

A ocasião que contou com algumas dezenas de militantes e simpatizantes, serviu para que os mais velhos, como Arménio Breia ou Abel Vieira, recordassem aos mais novos algumas das peripécias vividas à época do 25 de Abril de 1974 e os obstáculos que tiveram de ultrapassar para criar a primeira delegação do Partido Socialista em Tomar que teve a sua géneses naquele espaço. Parte dele era utilizado para reunião e debate dos militantes ou simpatizantes antes do partido estar devidamente estruturado a nível local e de haver uma sede onde pudessem desenvolver as suas iniciativas.

Para os militantes mais novos foi um momento para vincarem a sua gratidão e orgulho aos socialistas dos primórdios do partido em Tomar e para os mais antigos foi a ocasião para destacarem que apesar dos obstáculos valeu a pena. No final emergiu a mensagem, partilhada por todos, que a Mudança está sempre assente em grandes desafios a que Anabela Freitas prometeu não virar a cara.