quinta-feira, maio 02, 2013

Aprovadas novas regras no apoio às Associações

Foi hoje aprovado, com a abstenção dos vereadores do PS, as novas regras no apoio às Associações do Concelho, apenas com os votos favoráveis do PSD.

Os vereadores do PS, ditaram a seguinte declaração de voto:

Tendo em conta a suspensão das anteriores normas de apoio ao Associativismo, em 21 de Janeiro de 2010, face à sua suspensão de facto durante 2009, e o compromisso de que em três meses houvesse nova proposta de Regulamento, face a sua inexistência, foram durante os anos de 2010 e 2011, adiantados montantes de valor igual a 50% das verbas entregues em 2009, e em 2012 um montante equivalente a 75% desse valor referencia.

Muitas das Associações não têm neste momento órgãos eleitos face à inexistência de apoio atempado por parte do Município.

As associações fazem um trabalho de grande interesse cultural, recreativo, desportivo e de desenvolvimento local.

As associações do Concelho têm tido um importante papel na promoção do nome de Tomar e a atividade que mantem em funcionamento ocupa centenas de trabalhadores.

Assim, o impacto económico e de cumprimento do espírito e letra da Lei que rege as autarquias locais, impõe que estas prestem o devido apoio, em tempo, de forma organizada e coordenada, com a estratégia municipal para o sector.

É conhecida a estratégia de algumas das associações do Concelho, no entanto desconhece-se, até hoje, a estratégia do Município. Apesar disso têm as Associações, no âmbito desportivo, cultural e recreativo sabido fazer das fraquezas forças, aproveitando os seus recursos endógenos, bem como um conjunto já muito significativo de infra-estruturas municipais, promovendo um conjunto de actividades correntes, bem como eventos com impacto, os quais urge continuar a dar suporte.

Assim, apesar da crítica pelo atraso da reformulação das regras de apoio, a sua existência é preferível a este hiato prejudicial às Associações.

O PS desde sempre pugnou para que as Associações pudessem ter uma participação na definição das políticas, das regras e da consignação de verbas para as suas atividades.

Algumas das propostas realizadas pelas Associações que se quiseram pronunciar foram tidas em conta na proposta das Divisões de Desporto e de Cultura, outras merecerão de futuro, estamos disso convictos, melhor aceitação.

Por tudo isto, o PS entende dever não inviabilizar esta correcção das normas de apoio às actividades Desportivas e Culturais.

Tomar, 2 de Maio de 2013
Os vereadores, José Vitorino e Luis Ferreira