segunda-feira, outubro 21, 2013

PS aprova base de entendimento com a CDU e denuncia acordo negativo do PSD com os independentes


A comissão política do PS de Tomar reunida no dia de Santa Iria, deliberou tornar público o seguinte:

-   Entendemos agradecer a todos os Tomarenses, com especial ênfase nas centenas de cidadãos independentes que estiveram e deram a cara pelas candidaturas do PS, a confiança que depositaram em todos os eleitos nas freguesias, assembleia e câmara municipal;

-   Sabemos ser este mandato pautado por uma elevada expectativa por parte de todos os tomarenses, a qual procuraremos honrar;

-   Queremos deixar bem claro o objetivo traçado para este mandato, que é o de construir um concelho mais atrativo e com melhores oportunidades para residir, trabalhar e investir;

-   Entendemos que o nosso concelho tem todas as condições para desenvolver um ecossistema empreendedor que aproveite plenamente todo o potencial existente entre o meio académico, empresarial e associativo;

-   Todos os tomarenses sabem e sentem que estamos a passar tempos de austeridade excessiva, mercê da politica seguida pelo atual governo PSD/CDS e que se reflete não só nas transferências da administração central para os municípios e freguesias, mas sobretudo na vida diária das famílias.

 
Entende ainda o PS que estes são também tempos que exigem de todos e de cada um de nós, que assumam as suas responsabilidades com clareza e coragem. Nestes tempos difíceis é preciso sabermos juntar os melhores, para evitar o pior.

É assim claro que a coligação estabelecida entre os derrotados do PSD e dos independentes, no sentido de tentar inviabilizar a eleição de uma mesa da assembleia municipal presidida por quem ganhou as eleições, o PS e na assembleia de freguesia urbana, inviabilizando a junta de freguesia proposta pelo presidente Augusto Barros, composta por cidadãos eleitos por duas forças políticas, apenas visava criar ruído e objectivamente procurar inviabilizar a prossecução do programa eleitoral sufragado pelos Tomarenses.

Estranha o PS que aqueles que democraticamente foram derrotados, tenham procurado em todos os atos posteriores, quer na assembleia municipal, quer na assembleia de freguesia da junta urbana, demonstrando um mau perder, procurando desde já evitar a governação da cidade e do concelho.

Espera o PS que aqueles a quem o povo deu a importante missão de oposição, saibam exercer essa missão com a responsabilidade, criando propostas alternativas, reconhecendo os erros do passado.

 
Assim o PS, apesar das dificuldades criadas, na assembleia municipal e na assembleia de freguesia urbana, não deixará de fazer o trabalho que o povo lhe mandatou, procurando em cada dia resolver os problemas dos cidadãos. É o que se espera do presidente Augusto Barros, na junta urbana, e que a sua vida já demonstrou e que os tomarenses conhecem. E estamos convictos que a generalidade dos cidadãos entende que quem ganha deve governar. Hoje, como ontem e no futuro, o PS respeita a vontade do povo.

 
A comissão política do PS, deliberou ainda, por unanimidade, aprovar a base de entendimento do PS com a CDU para a governação do concelho de Tomar, com o objectivo de que:

-   queremos construir um concelho democrático porque dos cidadãos e para os cidadãos;

-   queremos um concelho pluralista que é de todos na diversidade de cada um;

-   queremos um concelho solidário que promova a igualdade de oportunidades e que inclui os excluídos;

-   queremos um concelho de liberdade que estimula a criação, a iniciativa e a realização pessoal.

 Tomar, 20 de Outubro de 2013