terça-feira, janeiro 07, 2014

Município mantem aposta no Carnaval e avança com "Tomar SIMPLES"

A câmara de Tomar aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, apoiar a realização de atividades de Carnaval, entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março.
Assim, quer na cidade de Tomar quer na Linhaceira, haverão diversas atividades de Carnaval apoiadas pelo município, desde os tradicionais corsos no Domingo aos bailes, que começarão logo na sexta-feira, até ao enterro do Carnaval na quarta-feira, passando ainda pela tradicional "porcalhota" na Linhaceira, no próprio dia de Carnaval.
 
Com esta decisão o município corrige assim o atraso da decisão do ano 2013, que levou a não existir qualquer investimento nesse ano no Carnaval de Tomar.
Este tipo de atividades tem tido um impacto muito positivo, quer na Hotelaria da cidade, quer na Restauração do concelho, uma vez que a antecipada informação das festividades, potencia o turismo interno.
 
 
TOMAR SIMPLES, um primeiro passo para facilitar o cidadão
 
A presidente Anabela Freitas anunciou nesta reunião de câmara, que em breve será implementado o balcão único de atendimento "TOMAR SIMPLES", dando lugar ao cumprimento de um dos compromissos eleitorais, tendentes à melhoria das condições de atendimento aos cidadãos.

O TOMAR SIMPLES funcionará todos os dias úteis, entre as 9H00 e as 17H00 e ficará situado no rés-do-chão do edifício D.Manuel, na praça da República.
Aí se fará, generiacamente, todo o atendimento do município, não apenas para questões de ordem administrativa ou para pagamento de serviços prestados pela autarquia, mas também para aquelas que se relacionam com o urbanismo, licenças de obras particulares, bem como das águas, esgotos e resíduos sólidos.
 
O TOMAR SIMPLES, contará assim além do atendimento dos SMAS (serviços municipalizados de águas e saneamento), com outros dois postos de atendimento, um vocacionado para as obras particulares e outro para todos os outros tipos de serviço, sejam o licenciamento da ocupação do espaço público ou dos serviços prestados pela proteção civil.
 
No TOMAR SIMPLES, funcionará ainda o GABINETE de APOIO ao CONSUMIDOR, anteriormente conhecido como CIAC (centro de informação autárquico ao consumidor).
 
O TOMAR SIMPLES terá um espaço de atendimento personalizado de obras particulares, o qual contará com técnicos da divisão de ordenamento do território disponíveis em permanência para esclarecimentos. Neste incício do ano, os processos de licenciamento de obras particulares passam a ser recebidos em formato digital, seguindo o bom exemplo de imensas autarquias do País.
 
A principal preocupação do TOMAR SIMPLES, na sequência das recentes medidas implementadas com o sistema Tomar Via Verde, é a de reduzir o tempo da análise dos processos, agilizar os procedimentos administrativos e com isso facilitar a vida aos cidadãos.
 
A concentração, no edifício principal do município da praça da República, destes serviços de atendimento e pagamento, até agora dispersos pela tesouraria da câmara, pelos SMAS, urbanismo e proteção civil, melhora a acessibilidade aos serviços do Município, permitindo aos cidadãos poupar tempo na sua relação com a administração municipal.
 
 
PRESIDENTE e VEREADORES mantêm atendimento todas as Sextas-feiras
 
A presidente e os vereadores mantêm o atendimento aos cidadãos, por marcação, todas as Sextas-feiras da parte da manhã, no edifício D.Manuel, onde se encontram os seus gabinetes de trabalho. As marcações devem ser realizadas através do numero 249.329.810 ou email presidencia@cm-tomar.pt