sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Reforço do Instituto Politécnico de Tomar objeto de deliberação unânime da assembleia municipal

Por proposta da bancada socialista, foi aprovada por unanimidade, a seguinte Moção:

MOÇÃO

Um dos principais pressupostos da criação do subsistema politécnico, na década de 70, prende-se com o contributo que o ensino superior em geral, e o ensino superior politécnico em particular, prestam no desenvolvimento económico e social das regiões em que se inserem. Efetivamente, a presença de instituições de ensino superior no interior do país tem contribuído, em larga escala, para que as assimetrias regionais entre o litoral e interior do país não sejam ainda maiores do que aquelas que se têm verificado.

A este nível o subsistema politécnico tem-se mostrado eficaz na promoção do desenvolvimento regional. Por outro lado, o carácter profissionalizante deste sistema tem contribuído para a dotação das empresas do interior, ao nível de capital humano qualificado, sendo que, ano após ano, na sua globalidade, o subsistema politécnico apresenta taxas de empregabilidade superiores ao seu congénere universitário.

No que diz respeito ao Instituto Politécnico de Tomar constata-se que este tem tido um papel preponderante quer para o concelho de Tomar, como também para a região do Médio Tejo e para o país em geral. Se olharmos para os últimos 25 anos de presença do IPT na região, o balanço é bastante positivo. Ao longo deste tempo foram vários os prémios alcançados quer na área da investigação aplicada, quer na da formação. A recente aposta da IBM no concelho de Tomar veio precisamente validar o trabalho desempenhado por esta instituição.

Neste sentido, as críticas feitas aos institutos politécnicos pelo atual Ministro da Educação e Ciência revelam uma tremenda falta de conhecimento acerca do sistema nacional de ensino superior e em especial pelo subsistema politécnico, escondendo uma agenda ideológica centralizadora e em prol da litoralização do país.


Neste sentido, a Assembleia Municipal de Tomar, reunida no dia 14 de fevereiro de 2014, delibera:

1. Reconhecer e enaltecer o trabalho valioso que o Instituto Politécnico de Tomar tem levado a cabo no concelho de Tomar;

2. Repudiar as declarações do Ministro da Educação e Ciência em relação à qualidade dos institutos politécnicos;

3. Exigir que qualquer reorganização ao nível da rede de ensino superior seja feita em conjunto com as autarquias e com as próprias instituições de ensino superior, tendo sempre em conta a importância que estas têm para o desenvolvimento económico e social do interior do país;

4. Reafirmar a importância que o Instituto Politécnico de Tomar tem no concelho e na região, sendo que qualquer reorganização da rede de ensino superior deverá ter em conta o papel fulcral que esta instituição superior tem tido;

5. Reconhecer que o alcance da meta de, pelo menos, 40% da percentagem da população na faixa etária dos 30-34 anos, que possui um diploma do ensino superior, imposta pela União Europeia, terá que passar por um refortalecimento das instituições de ensino superior, nomeadamente daquelas que se encontram no interior do país (neste momento Portugal é o segundo pior da UE, com uma taxa (em 2012) de 27,2%, muito abaixo da média europeia de 35,8%).