terça-feira, janeiro 27, 2015

Comunicado Comissão Política Concelhia

 
A comissão política concelhia do Partido Socialista reuniu na sede da união das freguesias da Madalena Beselga, em Cem Soldos. Uma extensa freguesia de 45 quilómetros quadrados e cerca de 3990 habitantes, agregada contra a vontade da população pelo PSD sobre a tutela de Miguel Relvas.

Nesta comissão política foi avaliado e sublinhado o trabalho das quatro freguesias lideradas pelo Partido Socialista, com uma gestão de proximidade e de melhoria da qualidade de vida das populações, sendo feita uma apresentação pelo presidente da união das freguesias da Madalena Beselga, Arlindo Nunes.

 

Com o apoio do Município de Tomar, a junta de freguesia tem realizado intervenções de limpeza das estradas e caminhos municipais, protocolados com o município, assim como pequenas reparações em caminhos de responsabilidade da junta de freguesia como são os vicinais.

 

A união das freguesias possui 6 cemitérios, o maior número no concelho e a junta tem procurado neste mandato uma melhoria destes espaços de utilização muito sensível para a população, melhorias conseguidas através de limpeza, construção de casas de banho, plantação e arvores e pequenas reparações.

 

Nos termos do protocolado e ultrapassando o mesmo em vários momentos, as pequenas reparações nas escolas da freguesia têm sido uma prioridade, assim como foram feitas reparações nos postos médicos, de Vale do Calvo, de Cem Soldos e de Porto da Lage, com o orçamento das freguesias.

 

A nível de melhoria do espaço público e na sequência da cedência do espaço, foi realizada a demolição de uma casa em ruinas para beneficiação da circulação na aldeia do Corujo. O mesmo foi realizado para alargamento de via pública e requalificação de uma antiga ponte de madeira para betão, em Casal São Lourenço, na passagem para a aldeia de Fungalvaz, no vizinho concelho de Torres Novas.

 

A nível de saneamento básico foi realizada a execução da obra de montagem de cerca de trezentos e cinquenta metros de coletor, no Paço da Comenda e no Marmeleiro, em parceria entre a freguesia, o município e os SMAS.

 

Na comissão política deste sábado, foi ainda avaliado e sublinhado o trabalho de mudança operado no concelho, a partir do Município, liderado por Anabela Freitas, o qual nas difíceis circunstâncias de todos conhecidas, tem estado a reorganizar a câmara, setor a setor, para responder às necessidades das populações.


Apesar disso, nunca é demais recordar a dívida herdada de 32 milhões€, os quase 13 milhões€ de processos contra o Município em Tribunal, a quase total ausência de organização estruturada na generalidade dos setores, a total degradação dos equipamentos, como são exemplo os relacionados com a recolha de lixo e de emergência e socorro e a implementação do balcão único municipal. De recordar ainda, o acompanhamento realizado aos investidores, o orçamento participativo, o aumento do apoio às associações e a melhoria da disponibilidade das parcerias com as juntas de freguesia, dos Casais à Serra e de Além da Ribeira a S.Pedro.


No pagamento aos fornecedores e na substancial redução da dívida do município em mais de 3 milhões de euros, só em 2014, estamos assim a contribuir para criar condições com o objetivo de que nos próximos anos o concelho possa voltar a poder contar, a tempo inteiro, com uma câmara com condições financeiras para influenciar, ainda mais, o desenvolvimento de todo o concelho, de forma justa e solidária.