terça-feira, abril 14, 2015

PS reúne na Sabacheira para avaliar PDM, financiamentos comunitários e trânsito


Mesa que presidiu à reunião
A comissão política concelhia do PS de Tomar reuniu na passada sexta-feira, dia 10 de abril, na freguesia da Sabacheira, uma das freguesias mais distantes da cidade de Tomar, numa reunião muito participada e onde o PS tem apresentado ao longo dos anos um trabalho de proximidade de grande qualidade e que vem sendo reconhecido pela população.
 

Numa freguesia com um património ambiental, histórico e cultural assinável, o apoio do Partido Socialista ao seu executivo na freguesia, foi um dos temas dominantes da comissão política.
 

O presidente da junta, António Graça, referiu que existe muito por fazer numa freguesia votada ao abandono pelo município nos dezasseis anos de gestão camarária do PSD. A proximidade é uma realidade como demonstra a abertura da freguesia todos os dias, inclusive ao sábado e com um executivo sempre no terreno, a ajudar quem precisa.
 

Aspeto geral da reunião da comissão política do PS
Está atualmente a junta de freguesia a proceder à limpeza das bermas, na faixa de gestão de combustível, para prevenção dos fogos florestais e irá restaurar os abrigos de passageiros, com a ajuda do município. Estão a terminar 3 projetos cofinanciados pelo PRODER para arranjo de estradas, taludes e passagens de linhas de água destruídas. A freguesia da Sabacheira concorreu ainda a mais 2 projetos financiados para limpeza de terrenos de forma a cumprir melhor a sua missão de proteção civil.
 

A aposta na área social é uma realidade cada vez mais presente na freguesia, como demonstra a atribuição do subsídio de natalidade, da freguesia servir de elo de ligação com as instituições e entidades em Tomar, para ajudar as pessoas com mais dificuldades, sejam elas de índole financeira ou social, bem como uma parte significativa do seu orçamento, ser para o apoio à educação dos residentes da Sabacheira.
 

Na comissão política concelhia foi reafirmado o empenho em que a câmara utilize o acesso aos fundos comunitários (Portugal2020), apenas para afirmar a estratégia de desenvolvimento que queremos para o Concelho, dando prioridade à habitação social e ao investimento em setores que promovam o crescimento económico e a criação de emprego.
 

O PS reafirmou ainda o seu empenho em dar por concluído o processo de revisão do PDM do concelho deixando ao governo da República, a quem compete a decisão final, a responsabilidade da conclusão célere do processo, algo que nacionalmente pouco se tem verificado.
 

Avaliado que foi ainda a situação da organização do trânsito na cidade, concluiu o PS pela necessidade de se continuar a intervir, para facilitar a sua fluidez, desafiando os demais partidos a contribuírem para as necessárias soluções.