quarta-feira, abril 14, 2004

ANTÓNIO PAIVA DESVALORIZA FERROVIA

O PS de Tomar, na sequência da apresentação pública do "Estudo Integrado de Mobilidade e Sistema de Transportes no Médio Tejo", apresentado no passado dia 8 de Abril, no Entroncamento, entende fazer os seguintes esclarecimentos:

1- Para nós, o OBJECTIVO ESTRATÉGICO BASE é o de evoluir da actual situação, baseada no Transporte Individual, para uma situação futura baseada no Transporte Colectivo, criando objectivos temporizados de aumento de utilização do uso dos Transportes Colectivos e melhoria substancial do nível de serviço.

2- É urgente procurar a melhor solução técnica de interligação entre diferentes modos de Transporte Público - Comboio, Autocarro, Eléctrico, Táxi; explorando a viabilidade regional do TRAM-TRAIN e TRAIN-WAY(Eléctrico-Comboio e Eléctrico), cumprindo itinerários principais e secundários que maximizem os utentes, minimizem os tempos de espera e aumentem a cobertura geográfica, explorando a elevada potencialidade da sua complementaridade.

3- Se ficarem desenvolvidos outros objectivos de mobilidade sustentável - depois da elaboração de um verdadeiro PLANO DE MOBILIDADE - e de durabilidade do sistema de transporte alternativo ao automóvel, tal implicará a redefinição da rede viária para aqueles novos modos de transporte - p.exemplo a criação de novos espaço canal exclusivo para Transportes Colectivos, nomeadamente dentro das Cidades.

4- A aposta Regional tem de passar pela OPTIMIZAÇÃO da REDE FERROVIÁRIA existente, expandindo-a para o sub-sistema URBANO, pois é o único modo de transporte capaz de cumprir horários regulares, melhorando a intermodalidade.

5- As complementaridades funcionais entre os Concelhos da Região, tirarão obvio partido da REDIFINIÇÃO da HIERARQUIA de TRANSPORTES, actualmente quase inexistente, de forma a colocar TODOS OS CIDADÃOS em IGUALDADE de ACESSO ao TRANSPORTE, independentemente de possuírem ou não meios de locomoção próprios – o local de residência do cidadão-contribuinte não deve ser factor de DESCRIMINAÇÃO no acesso à EDUCAÇÃO, SAÚDE, EMPREGO ou outros quaisquer serviços.

6- A possibilidade da captação de fundos europeus para a Mobilidade, complementado com a reconversão urbana, poderá melhorar substancialmente a qualidade de vida das populações do Médio Tejo – numa lógica de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Por último, considera o PS muito estranho, que o Sr. Presidente interino da Comunidade Urbana – António Paiva, nas suas declarações tenha omitido ostensivamente o Ramal de Tomar, como peça fulcral da estrutura de hierarquização da Rede de Transportes Regional, necessariamente modernizado.

Para o PS de Tomar, continua a ser prioritário a ligação REAL entre as Unidades de Saúde da Região – Pólos de Tomar-T.Novas e Abrantes e as estruturas de Ensino Superior – Pólos de Tomar e Abrantes, através da FERROVIA.

O avanço para a institucionalização da FERROVIA LIGEIRA DE SUPERFÍCIE, complementada com uma CENTRAL COORDENADORA REGIONAL de TÁXIS, sempre foi posição defendida pelo PS de Tomar, como forma de resolver os problemas concretos da mobilidade das pessoas.

Este Estudo é um excelente ponto de partida para um verdadeiro PLANO DE MOBILIDADE REGIONAL, para onde a Comunidade Urbana deve avançar, no sentido de ser criada a ENTIDADE COORDENADORA e REGULADORA da MOBILIDADE do MÉDIO TEJO.

O Secretariado da Concelhia de Tomar, aos 13 dias de Abril de 2004

P.S. – As posições sobre esta matéria por parte da actual estrutura dirigente do PS em Tomar são, desde Julho de 2002, substancialmente conhecidas e o Documento enquadrador encontra-se publicado desde Dezembro de 2003, em http://www.tomar2005.blogspot.com , tendo sido aprovado em Comissão Política Concelhia de 14 de Março de 2004.



Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar