sexta-feira, junho 04, 2004

SOUSA FRANCO ASSUME PREOCUPAÇÕES DA ACITOFEBA


Acompanhado pelos dirigentes locais e nacionais do Partido Socialista e vários, em mais um momento de campanha eleitoral, o cabeça de lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, Professor António Sousa Franco, esteve em Tomar.

Personalidade conhecedora dos problemas, nomeadamente de ordem fiscal e investimentos, que envolvem a actividade económica, Sousa Franco encontrou-se com dirigentes da ACITOFEBA (Associação Comercial e Industrial dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha) na sede desta.

O Dr. José Luís Fachada, em representação da Associação, fez uma exposição sobre as iniciativas desenvolvidas numa perspectiva de conseguir a dinamizar o tecido económico dos concelhos em causa, assim como das dificuldades sentidas nos últimos anos ou a ausência de infra-estruturas que tornem este espaço um mercado apetecível quer para os investidores quer os residentes.

Atento, Sousa Franco, após ter escutado as preocupações manifestadas, apontaria como factor primordial para manter um determinado indicie de crescimento a necessidade de um investimento público que fosse ele próprio impulsionador de uma maior dinâmica do sector privado, concordando com essas preocupações salientando que o caso das infra-estruturas rodoviárias podia muito bem servir de exemplo.

Mas foi mais longe ao afirmar que a crise que se vive decorre também de opções políticas que "estrangularam" as capacidades dos investidores originando uma quebra de confiança sem precedentes, como a que se faz sentir no país.

Sousa Franco salientou ainda que como deputado europeu estaria sempre disponível para procurar métodos que possibilitassem o recurso aos apoios financeiros para o tecido empresarial dentro duma lógica de um desenvolvimento sustentável e que tivesse sempre em vista os aspectos sociais.

Por fim solicitou que a ACITOFEBA lhe fizesse chegar um documento em que se pronunciasse acerca dos investimentos mais prementes no quadro de uma Europa agora muito maior, quais para os aspectos de desenvolvimento mais significativos de para se encontrar um equilíbrio social, focado nas pessoas que tivesse impacto regional e nacional, e por fim que reflectissem sobre o problema do aeroporto da Ota, e da indecisão, ainda existente quanto à urgência daquele investimento.


Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar