quinta-feira, julho 15, 2004

ESTAMOS INDIGNADOS!

Artigo de opinião do Presidente da Concelhia do PS de Tomar

Estamos indignados! No Partido Socialista, os homens e as mulheres que regularmente votam ou activamente participam nas eleições, nomeadamente as autárquicas, estão indignados!

Estamos indignados, não com a opção do Presidente da República, porque infelizmente que desde há vários anos que nos habituámos a não avaliar as pessoas pelo aquilo que dizem, mas por aquilo que fazem. Só alguns políticos – da velha política - é que pensam que podem continuar a enganar o povo com promessas vãs, tipo Parques Temáticos com centenas de empregos ou milhares de contos de investimento, sempre para distribuir pelos amigos e correligionários, para pagar campanhas milionárias, ou como é que pensam que Santanas Lopes e Antónios Paivas chegam ao poder? A dizer verdade é que não! Aliás mentir, parece ter-se tornado no desporto predilecto dos agentes da velha política…

Estamos indignados, porque como acreditamos que os Homens bons, sérios e de bem, podem fazer e exercer o serviço público autárquico e nacional, e vemos que aquilo que é valorizado permanentemente é a aldrabice (das promessas), a negociata (dos túneis, parques de estacionamento e outros), a troca de favores (de casinos ou máquinas para as Juntas), a corrupção de valores e costumes (por encobrimento de pérfidas situações entre vários detentores de poder – pedofilias, assédios e outras situações que nunca serão do conhecimento do povo).

Estamos indignados, porque nos poucos meses que temos tido a oportunidade de acompanhar dia a dia a situação política, leia-se a situação dos políticos, nos apercebemos que o recurso permanente ao oportunismo, à corrupção de valores, à promoção da inveja mesquinha e provinciana, são a forma dos agentes da velha política continuarem a governar, pelo que a existência de políticos como Santana, Relvas, Carrão ou Paiva, só por isso continua a ser possível.

Estamos indignados porque num Concelho que perde por ano mais de 500 residentes, se têm as taxas de construção mais altas de toda a região, se tem a água a custar 3 vezes mais o que custa em Lisboa – sem qualquer Justiça Social, se tem a pior gestão urbana de toda a região – trânsito e taxas de construção muito elevadas, se tem a Cidade mais suja e degradada de todas as da Região – falta investimento em zonas verdes e recursos para a Higiene e limpeza, onde se tem o pior apoio à Educação, ao Desporto e à Cultura de toda a região – gasta-se mais em erros de obras do que no apoio às Associações, se tem a pior estratégia de desenvolvimento do Comércio de toda a região, se tem… UMA PACIÊNCIA DESGRAÇADA PARA ATURAR ESTES POLÍTICOS!

Estamos indignados, porque muito provavelmente os nossos filhos, da primeira geração do pós-25 de Abril, não vão conhecer nada daquilo que nos fez ser felizes em Tomar – A Cidade Jardim! Jardins degradados, por falta de jardineiros, transito caótico, por falta de planeamento, mercado desaparecido, por falta de visão. Futebol, sem jogos que nos orgulhem; Hóquei sem competitividade; Música sem audição; Dança sem Palco; Elitismos, sem elites…

Urge perguntar como é possível, ainda alguém – cerca de 40.000 habitantes - viver hoje ainda em Tomar. Como é possível que as comunidades locais continuem a apostar em desenvolver a cultura e o desporto, em manter os seus investimentos em lojas e cafés. Como é possível que continuem a tentar construir as suas casas, neste Concelho?

Estamos indignados! Não com Jorge Sampaio, mas connosco próprios, pela teimosia em continuarmos a acreditar que é com a "cunhazita", o "esquemazito", "a negociatazita", que podemos criar uma vida melhor para nós, para os nossos filhos, para os nossos pais.

Não será altura de começarmos a procurar para nos dirigir quem fale verdade e nos diga claramente como é que Tomar sai do terceiro mundo onde estes senhores da velha política nos colocaram?

Não será altura de deixarmos de ter medo e assumir que Homens da nossa terra, como por exemplo a Anabela Freitas, o António Oliveira, o Carlos Silva, o Élio Bernardino, a Fátima Duarte, o Gonçalo Salgueiro, o Hugo Cristóvão, o Jorge Franco, o Leonel Graça, o Mário Pedro, o Pedro Vasconcelos, a Sandra Morgado, o Virgílio Saraiva, o Zeca Pereira, você e eu, podem ser os protagonistas e ter uma palavra a dizer para o nosso futuro colectivo?
Não será altura de passarmos da indignação à acção?

Para o Presidente do PS de Tomar essa altura chegou!

Por isso sabemos que para COLOCAR TOMAR NO MAPA, do lado certo do desenvolvimento, só passando claramente à acção com verdade, licitude, clareza e determinação.

Chega de deixarmos que nos enganem!
Não mais permitiremos isso!
Porque Tomar MERECE!


Luís Ferreira