quinta-feira, julho 29, 2004

PS PROPÕE MERCADO AMBULANTE NA VÁRZEA GRANDE



Foi apresentado hoje em Conferência de Imprensa pelo PS de Tomar, um conjunto de soluções alternativas à localização do Mercado Ambulante de Tomar, após mais de dois anos de incapacidade de Planeamento por parte da Câmara, no sentido de encontrar uma solução alternativa para a sua anterior localização no Flecheiro.

O texto apresentado foi o seguinte:

O Mercado de venda ambulante de Tomar, tem estado fechado nas últimas seis semanas, em resultado de uma, infelizmente recorrente, falta de Planeamento da Câmara de Tomar.

Foi suspenso depois de vários funcionários da autarquia terem sido agredidos e do caos se ter instalado em toda a cidade, em virtude da transferência da zona do Flecheiro, para junto do Mercado dos “Frescos”, para que as obras do Polis no Flecheiro pudessem avançar - o que já sabiam há dois anos!

Na altura o PS, num registo de responsabilidade, alertou o Governador Civil para o perigo de alteração da ordem pública, o que felizmente não se verificaria.

Aguardámos durante mais de um mês que a Câmara avançasse com uma solução melhor para a colocação e convivência dos dois mercados, dos “frescos” e das “roupas”, de forma a não prejudicar nem a realização de um, nem de outro.

A solução que a Câmara encontrou foi a de colocar mais uma rede, transformando o actual espaço exterior do Mercado Municipal num verdadeiro “galinheiro”, onde o “caraquejar” das produções de alta qualidade do nossos espaço rural não conseguem vingar, ou os compradores circular, nem os vendedores conviver em paz.

A solução encontrada foi no sentido de colocar o “rossio na rua da betesga”, sem criar uma solução, que mesmo provisória servisse a população e valorizasse os dois Mercados de Tomar.

O Partido Socialista ciente das suas responsabilidades, no sentido em que pensa que o desenvolvimento sustentável se consegue encontrando soluções equilibradas, que valorizem em primeiro lugar as pessoas, avança com a ideia de, provisoriamente, o MERCADO AMBULANTE ficar instalado na VÁRZEA GRANDE, libertando toda a zona envolvente do Mercado Municipal para estacionamento de apoio à actividade comercial aí exercido.

Propõe ainda o PS, que as traseiras do Convento de S.Francisco - actual espaço confinante com o Tribunal Militar, cuja propriedade é já da Câmara Municipal, possa funcionar como Parque de estacionamento de apoio ao Mercado ambulante, ou numa outra hipótese, dar mesmo lugar à localização do referido mercado, no caso de as obras de requalificação avançarem nos anos mais próximos(?!).

Qualquer destas soluções apresentadas, manteria uma proximidade entre os dois mercados, que valorizando-os, deixava que qualquer um cumprisse a sua missão sem conflituarem, com a enorme vantagem da sua proximidade quer ao terminal rodoviário, quer à estação da CP, numa Cidade onde não há Transportes Públicos.


Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar