quarta-feira, agosto 18, 2004

PORQUE É QUE O PS APOSTA NAS PRIMÁRIAS ?

Nos Partidos Políticos temos a obrigação de dar o exemplo para a melhor organização da sociedade, sendo que para a esquerda que age as regras são importantes e a Metodologia em Política é quase tão importante quanto a estratégia.

Comprometemo-nos, quando fomos eleitos, a escolher os novos candidatos a autarcas do Concelho, através de um novo método, que respeitando os estatutos do PS, envolvesse de forma directa todos os militantes e simpatizantes, iniciando esse processo em 2004.

Nesse sentido um dos métodos que é proposto, designado por PRIMÁRIAS, é uma forma de abrir de facto o Partido à sociedade civil, que procura aproximar e envolver o maior número possível de pessoas na escolha de alguns candidatos do PS às autárquicas, mormente o cabeça de lista à Câmara.

Será provavelmente uma aproximação sem par à Democracia Directa, de inovação e de transparência, pouco habitual nos Partidos Políticos em Portugal.

Tal só é possível, porque hoje o PS em Tomar, tem claramente uma estratégia, baseada no Desenvolvimento Sustentável, que é a matriz enquadradora de todas as candidaturas – Juntas, Assembleia e Câmara, e à qual todos os candidatos estarão obrigados, nomeadamente com a assinatura de um COMPROMISSO POLÍTICO, onde serão assumidas as grandes linhas enquadradoras já aprovadas e a aprovar pela Comissão Política Concelhia.

A existência de candidatos, sem estratégia, apanágio da velha política, apenas criava condições para a “privatização da política”. Ora esta é por definição uma construção colectiva, tendo como fim último a gestão da “coisa pública” em prol de todos e não só de alguns.

O essencial do processo proposto, nomeadamente as PRIMÁRIAS para cabeça de lista à Câmara Municipal, desenrolar-se-á entre a Convenção Autárquica de 2004 e o Congresso do PS de Tomar de 2005, que será um grande momento, com a definição de muitas das políticas que naturalmente serão enquadradas por todos os candidatos às eleições.

Estamos cientes que dentro em breve muitos nos seguirão, pois só por um método democrático e participado, a política poderá voltar a ter a credibilidade que infelizmente pela acção de alguns e inacção de outros, não tem hoje.


Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar