quinta-feira, outubro 21, 2004

PS PROPÕE REFERENDO LOCAL SOBRE OBRAS POLIS

O PS de Tomar propôs na passada Segunda-feira, em Conferência de Imprensa, a realização de um REFERENDO LOCAL, sobre algumas das polémicas obras previstas no Polis de Tomar.

A base desta proposta do PS, surge na sequência da irreversibilidade de algumas das intervenções previstas, nomeadamente em dois dos Planos de Pormenor, sobre os quais já decorreu o respectivo inquérito público.

Assim, o PS propõe que sejam colocadas a referendo quatro questões - cuja formulação deverá ser encontrada com a maioria PSD:

1 - Deve ou não ser mantida a valência "Parque de Campismo" na sua actual localização junto ao Estádio Municipal?

2 - Deve ou não haver a substituição do relvado do estádio, por um outro "sintético"?

3 - Deve ou não ser construída prioritáriamente a Ponte do Flecheiro, em detrimento do atravessamento sul na zona de S.Lourenço?

4 - Deve ou não ser implementado na actual localização do Mercado Municipal, uma infraestrutura denominada "Forum Tomar", com a volumetria e valências previstas?


Estas quatro matérias têm dado ampla polémica, quer junto da generalidade das forças políticas, quer junto de sectores sociais de relevo, pelo que entende o PS, que antes que seja tarde demais, deveria haver uma consulta à população.

Acresce à polémica que rodeia este conjunto de intervenções Polis, o facto de António Paiva e o PSD aquando da campanha eleitoral que deu origem ao actual mandato (2001-2005), nada terem referido relativamente à aposta nestas quatro opções, pelo que a legitimidade pela implementação destas soluções está colocada em causa.

O PS, dentro do sentido de responsabilidade com que tem actuado aos seus diversos níveis - Câmara, Assembleia Municipal e Secção Local, apela a que o PSD e António Paiva reconheçam a valia desta proposta e aproveitando o hiato temporal de "algum deslizamento de financiamento" do Polis - decido pelos seus "amigos" do Governo PSD-PP, possam dar a palavra à população para que em referndo local decidam por estas intervenções.

O PS tudo fará para que o povo se pronuncie, assumindo o compromisso de respeitar a sua decisão, como é aliás seu timbre em todas as escolhas populares, na certeza porém de que uma vez com responsabilidades autárquicas - em Outubro de 2005 - tudo fará para tentar corrigir eventuais danos que estas opções venham a criar, quer ao tecido económico, quer ao tecido social do Concelho de Tomar.


Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar