quarta-feira, novembro 17, 2004

NA BESELGA A VONTADE É A DE MUDAR!

O Partido Socialista realizou no passado Sábado uma visita de trabalho à Freguesia da Beselga, com os seus autarcas desta Freguesia,onde foi possível constatar as dificuldades colocadas no dia a dia dos cidadãos da Beselga, por falta de resposta da Junta e Câmara Municipal aos seus anseios.

Questão premente na Freguesia da Beselga é a ligação à Cidade, através da Estrada Municipal 581 (Estrada dos Pegões), que não faz parte de qualquer Plano de intervenção da Câmara Municipal. Outra das questões levantadas pelos moradores prende-se com a deficiente Sinalética de informação da localização de algumas povoações, nas principais vias de acesso á Freguesia, nomeadamente Vale do Calvo.

O PS pôde constatar nesta Freguesia a extrema dificuldade que é circular em inúmeros arruamentos das suas localidades, por falta de iluminação Pública, mesmo em locais onde existem postes de transporte de energia. Tal situação deve-se ao facto de a Câmara Municipal não desenvolver os necessários procedimentos de pressão junto da concessionária electrica, nem consignar as necessárias verbas para comparticipação na parte que é de sua responsabilidade.

Este facto, comum a todas as Freguesias do Concelho - conforme ficou bem patente na reunião dos Srs. Presidentes de Junta na Sabacheira, coloca em perigo a segurança das pessoas e dos seus bens, não estando aqui a cumprir a Cãmara a sua missão de Serviço Público.

Alguns problemas de ordenamento e intervenções em arruamentos no interior de algumas localidades da Freguesia da Beselga, leva o PS a propôr que sejam desenvolvidos dois PLANOS de PORMENOR, um englobando o Casal da Costa, Casalinho, Fonte da Longra e Longra, Casal Carvalho e Casal da Cêrca e outro a localidade de Vale do Calvo.

O desenvolvimento de tais Planos de Pormenor, permitiriam a reativação dos espaços de vivência junto dos Fontenários, a abertura de ruas que levassem a "algum lado", ao contrário de intervenções recentes, da responsabilidade da Junta de Freguesia que apenas visaram valorizar e servir actuais autarcas PSD e seus familiares.

Exigência das populações é também o rápido desenvolvimento da rede de esgotos, de forma a minorar os impactos ecológicos negativas da actual situação das fossas. A Beselga - Freguesia da Água - é uma Freguesia, onde a sua população tem uma ancestral ligação ao respeito pela água, como essência da vida.

A procura de soluções é na Beselga, como em todo o Concelho, apanágio deste PS que quer colocar Tomar no Mapa, do lado certo do desenvolvimento.

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar