terça-feira, novembro 23, 2004

RECOLHA DE LIXO NOS CASAIS É MUITO DEFICIENTE

No decurso das visitas de trabalho que o PS de Tomar está a fazer ás Freguesias do Concelho, no passado fim de semana realizou uma visita à Freguesia dos Casais, onde pode constatar o problema crónico do Concelho no tocante à iluminação pública existenteem muitas das suas localidades.

Infelizmente para as populações a Câmara continua a tentar entregar toda a responsabilidade desta situação à concessionária (Grupo EDP), quando é já de todos sabido que existe uma comparticipação que a Câmara Municipal tem que dar para a instalação dos "candeeiros" (Braços de Iluminação Pública).

No caso da Freguesia dos Casais estranha-se o silêncio do Presidente da Junta em relação a esta matéria, ou será que o facto dele ser um dos Vice-Presidentes do PSD local é a principal razão para tal?

Um dos mais graves problemas que a Freguesia dos Casais sofre de momento, além do autoritarismo do seu Presidente de Junta, por todos conhecido, é a recolha de Lixo, numa Freguesia que pela sua dimensão contribui com mais de 8.000 euros mensais de Taxas de resíduos sólidos para os cofres do Município.

degradação da qualidade de vida é notória, pela incapacidade de prover à completa recolha de todo o lixo gerado pela Freguesia. Com tal atitude, ambientalmente incorrecta, promove-se a queima de lixos, não se promovendo a sua requalificação, tornando mais difícil o cumprimrnto das metas de reciclagem a que o País está obrigado.

Uma das vertentes do Desenvolvimento Sustentável que o PS defende para o Concelho, tem a ver precisamente com a mais completa recolha e reutilização dos lixos domésticos, promovendo a qualidade de vida das populações e a sua valorização económica.

Um dos factos levantados nesta visita foi a conservação e valorização da Floresta, numa Freguesia que tem já um considerável valor neste segmento, sendo de estranhar a incapacidade da Junta de Freguesia de se candidatar aos existentes apoios para a prevenção e protecção da Floresta. É precisamente no "defeso" que a prevenção dos fogos florestais se deve fazer e as Juntas de Freguesia devem ser parceiras neste processo.

Infelizmente para os habitantes dos Casais a sua Freguesia não o é!