segunda-feira, maio 16, 2005

Comunicado

O Secretariado do P.S. de Tomar, na sua reunião de 13 de Maio de 2005, decidiu tornar públicas as seguintes posições:

1 – Lamentar a razão que mais uma vez nos é provada, verificável no caos permanente e sem resolução à vista que é o trânsito em Tomar.
Em devido tempo, e por vários momentos fomos alertando para a necessidade de um Plano de Mobilidade Concelhio que de forma isenta e clara, identificasse problemas e apontasse soluções credíveis, sustentadas e fiáveis, e não elas próprias impulsionadoras de novos problemas.

Considera o PS, que só a concretização dos dois atravessamentos que há tempo preconiza, um a Norte da Cidade – ligando a Estrada do Prado à Chorumela, e outro a Sul – ligando S.Lourenço a Marmelais, poderá a médio prazo resolver o caos do trânsito, que esta Câmara, desde 1997, tem agravado.

Lamentamos que ao invés destes projectos terem sido iniciados, se tenham gasto recursos em outras obras não prioritárias, pontuais, e de interesse questionável. E por isso vimos uma vez mais alertar para a tentação de tentar resolver o problemas com a opção facilitista, irreversível, e do nosso ponto de vista, totalmente errada, que é a ponte do flecheiro, que a exemplo de outras obras, não está devidamente fundamentada, e que o simples bom senso, demonstra ser errada.

Dissemo-lo repetidamente e é preciso referi-lo uma vez mais: os problemas iniciaram-se com o encerramento de um dos sentidos de trânsito na ponte velha, uma medida não estudada e de pura propaganda, não acompanhada de uma alternativa eficaz, ou de qualquer alternativa sequer, e como agora se confirma, totalmente errada.

2 – Por outro lado, congratulamo-nos com abertura do Parque de Estacionamento nas traseiras da Câmara Municipal de Tomar, algo que, e uma vez que a obra se apresentava concluída, vínhamos pedindo há tempo, e manifestamos com agrado a sensibilidade da empresa responsável para com os problemas dos comerciantes tomarenses assim como para os demais cidadãos, o que não sentimos por parte da Câmara, na forma em como tem gerido este processo.

Frisamos mais uma vez, que nunca concordámos com esta opção, uma vez que este parque, onde e como foi construído vai contra todos os princípios políticos e de gestão pública que defendemos, mas, uma vez que está construído, ele deve ser colocado à disposição dos cidadãos. No entanto, e apesar desta abertura tardia, é preciso relembrar que o processo não está resolvido, como é mais que evidente pela abertura sem festa e sem brio do edifício, e que muito falta apurar, como por exemplo, quais serão os custos finais de todo este imbróglio em que a autarquia se colocou, e colocou por isso os tomarenses.
Por isso, e por último, é de lamentar o silêncio do senhor Presidente da Câmara assim como do partido que o apoia, face a todo este processo e ao desenrolar do mesmo.


O Secretariado do PS de Tomar

Informa?§?£o da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar