segunda-feira, outubro 10, 2005

PS ELEGE EM TOMAR MAIS DE 30% DOS AUTARCAS DO CONCELHO, CONQUISTA MAIS UMA FREGUESIA, APESAR DE TER PERDIDO NO CONCELHO

O PS teve no Concelho de Tomar cerca de 30% do total de autarcas eleitos, apesar de ter ficado em terceiro para a Câmara Municipal, elegendo 1 vereador e em segundo para a Assembleia Municipal, elegendo 5 Deputados.

A conquista de mais uma Freguesia - a Beselga, a juntar às 4 onde o PS já era poder(Além da Ribeira, Sabacheira, Alviobeira e Madalena), é assim a maior vitória que o PS obteve nestas eleições autarquicas no Concelho de Tomar. Carlos Silva Lopes é o novo Presidente de Junta.

O PS para a Câmara Municipal apenas ganhou na Freguesia da Sabacheira e para a Assembelia Municipal ganhou em Além da Ribeira, Beselga e Sabacheira, tendo praticamente empatado com o PSD nas Freguesias da Asseiceira (-3 votos) e Paialvo (-11 votos).

Ao eleger 46 autarcas de Assembleia de Freguesia (32% do total), 5 Deputados Municipais e 1 Vereador, o PS afirma-se como a maior oposição à maioria PSD/António Paiva instalada em Tomar por mais quatro anos.

O PSD elegeu 83 autarcas (48,8%), o PS elegeu 52 autarcas (30,6%), a CDU elegeu 19 autarcas (11,3%), os Independentes (Pedro Marques) elegeu 6 autarcas (3,5%), o BE elegeu 3 autarcas (1,8%), o CDS elegeu 3 autarcas (1,8%), os Independentes de José Bragança (S.João Baptista) elegeram 2 autarcas (1,1%) e os Independentes da Serra 2 autarcas (1,1%).

A Assembleia Municipal fica constituída por 19 deputados do PSD (10+9 Presidentes de Junta), 10 deputados do PS (5+5 Presidentes de Junta), 4 deputados dos Independentes Pedro Marques, 3 deputados da CDU (1+2 Presidentes de Junta) e 1 deputado do BE.

Os eleitos do PS são os seguintes:

Câmara Municipal: CARLOS SILVA

Assembleia Municipal: LUIS FERREIRA, ANTÓNIO OLIVEIRA, ANABELA ESTANQUEIRO, JORGE FRANCO e SANDRA MORGADO.

Presidentes de Junta de Freguesia: ARLINDO NUNES (Madalena), FERNANDO GRAÇA (Sabacheira), CARLOS SILVA LOPES (Beselga), JOÃO HENRIQUES (Além Ribeira) e FERNANDO NUNES (Alviobeira).
Eleitos nas Assembleia de Freguesia - alguns dos quais transitarão para as respectivas Juntas de Freguesia, após a eleição desta na primeira reunião do órgão:
Sabacheira:(Junta PS)
JOAQUIM DOS ANJOS, JOSÉ COSTA, MARIA CRISTINA PINHEIRO, MARIA JOSÉ MENDES, ALFREDO BAPTISTA e ARTUR FRIAS DE OLIVEIRA.
Madalena: (Junta PS)
ORLANDO NARCISO, JERÓNIMO HENRIQUES, MANUEL CARTAXO, LUÍSA HENRIQUES, ANTÓNIO MOURÃO.
Além da Ribeira: (Junta PS)
LUIS VASCONCELOS, JORGE GRAÇA, JAIME ANTÓNIO, MARIA JOÃO HENRIQUES e JOSÉ LUIS HENRIQUES.
Beselga: (Junta PS)
JOSÉ AZINHEIRA, MANUEL MALHADO, JOSÉ PEREIRA e RAUL OLIVEIRA.
Alviobeira: (Junta PS)
JOSÉ COSTA, CARLOS NUNES, ELIZABETE FONSECA e ANTÓNIO FREITAS.
S.João Baptista:
ANTÓNIO CÚRDIA, SILVINO BENTO, LUIS SALAZAR e VIRGÍLIO SARAIVA.
Sta. Maria dos Olivais:
MÁRIO de ANA ANTÓNIO, MARIA JOÃO MORAIS e ARTUR DAMÁSIO.
Asseiceira:
MANUEL OLIVEIRA, SÍLVIA MARQUES e ARMANDO PEDRO.
S.Pedro:
FERNANDO CARMO, ANA PAULA FERREIRA e MARIA HELENA FERNANDES.
Junceira:
ALEXANDRE ANTUNES e CARLOS ABREU.
Paialvo:
ANTÓNIO SAMOUCO e ANTÓNIO COSTA.
Casais:
DOMINGOS GALAIO e JOÃO PEREIRA CARLOS.
Serra:
JOSÉ LOPES.
Olalhas:
MANUEL PATRÍCIO.
Carregueiros:
ANÍBAL MARTINS.
Estatísticas: 1 Vereador, 5 Deputados Municipais, 5 Presidentes de Junta + 46 membros de Assembleia de Freguesia, Total de 57 eleitos (fora os que transitarão para as respectivas Juntas), 46 Homens eleitos e 11 Mulheres (19%). Idade média de todos os eleitos 48 anos.