domingo, novembro 27, 2005

PROGRAMA DO NOVO PRESIDENTE DO PS DE TOMAR

O Programa de candidatura do novo Presidente eleito do PS de Tomar, Prof. Hugo Cristóvão, que esteve disponível, bem como o da candidatura que não venceu, para todos os militantes que se deslocaram à sede para votar no passado Sábado dia 26, é o seguinte:

CREDIBILIZAR O PS, CREDIBILIZAR A POLÍTICA

“O socialismo democrático é a causa política em que se reconhece o PS, entendendo-o como herdeiro de tradições humanistas acumuladas na consciência universal ao longo dos séculos.”

O PS empenha-se em que a sociedade portuguesa seja organizada na base dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, e esteja aberta à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso.”

“O PS combate as desigualdades e discriminações fundadas em critérios de nascimento, sexo, orientação sexual, origem racial, fortuna, religião ou convicções, predisposição genética, ou quaisquer outras que não resultem da iniciativa e do mérito das pessoas, em condições de igualdade de direitos e oportunidades. O PS defende o princípio da equidade na promoção da justiça social.”

O PS defende uma economia de bem-estar, aberta à pluralidade das iniciativas e das formas económicas privadas, públicas e sociais, e regulada pelo mercado e por instituições públicas adequadas.”


Excertos da Declaração de Princípios do Partido Socialista

O Partido Socialista é uma estrutura assente em princípios, ideologias e valores.

O Partido Socialista é composto por pessoas, e as pessoas têm qualidades e defeitos, virtudes e feitios, sentimentos, vontades, estados de espírito.

São essas pessoas que definem o que, na premissa dos princípios antes referidos, definem o que é o Partido, permitem ou não o seu sucesso, que contribuem ou não para a prossecução dos seus objectivos.

A actual candidatura tem a perfeita noção de todas estas condicionantes, e entende que liderar e gerir uma estrutura, é actuar no sentido de ultrapassar estas questões, sem no entanto as ignorar.

O Partido Socialista em Tomar pretenderá sempre aquilo que entende como o mais importante: o desenvolvimento do concelho, atingindo assim uma melhoria na globalidade da qualidade de vida dos tomarenses.

O Partido Socialista entende que para o alcançar deve ser ele a conduzir os destinos da autarquia, e para isso, deve fortalecer-se, credibilizar-se, tornar-se o melhor credor da confiança dos tomarenses.

Nesse sentido, os próximos dois anos são vitais na preparação duma base sólida em que assente essa confiança, assim como na procura e preparação daqueles que personificarão essa confiança, os melhor preparados para em nome de todos e do Partido, serem os portadores primeiros dessa responsabilidade.

Assim, entende-se como necessário trabalhar para os seguintes objectivos para o Partido Socialista, no biénio 2006/2007:

Aumentar a participação dos militantes na vida interna do Partido.

Aumentar a discussão em torno de matérias essenciais para o Desenvolvimento Sustentável do concelho de Tomar, filosofia de acção que defendemos em todas as matérias.

Apoiar os autarcas socialistas, eleitos a todos os órgãos autárquicos do concelho.

Promover sempre a ligação, em filosofia de rede, com outras concelhias, e com os órgãos distritais e nacionais do Partido, e reforçar nestes a posição da concelhia, em consonância daquilo que é a dimensão e importância desta.

Continuar os laços estreitos com a Juventude Socialista, realizando e promovendo interesses comuns, e tendo sempre em vista a contínua renovação do Partido, a promoção de novos quadros e novos protagonistas.

Da mesma forma, procurar a renovação e fortalecimento do Partido, com outros elementos provenientes da sociedade civil.

Pugnar pela realização do programa eleitoral apresentado às eleições autárquicas.

Promover uma maior integração do Partido nas freguesias onde a penetração do PS é mais difícil.

Manter a auscultação e ligação à sociedade civil – como associações, escolas, grupos informais e outros.

Aumentar a participação do PS nas discussões e na resolução das problemáticas do concelho.

Dignificar e credibilizar a acção do Partido. Promover o PS como o único garante duma alternativa ao actual poder na autarquia camarária tomarense.

E de tudo isto, eu, Hugo Renato Ferreira Cristóvão, responsável primeiro da candidatura “Credibilizar a Política, credibilizar o PS”, afirmo por minha honra, ser o primeiro garante, o defensor mais austero, e o praticante mais convicto.


Pela defesa e prática da Ética e da Política, pela afirmação do Socialismo Democrático, dos Valores Cívicos, e da vivência diária da Democracia, na assunção plena, em direitos e deveres, da Liberdade, como fim primeiro e último da nossa República.

E porque Tomar, quer-se no “mapa”. Assim o queiramos todos.


Aos 22 dias do mês de Novembro de 2005 - Hugo Cristóvão