terça-feira, dezembro 12, 2006

PROMOVER O CONVENTO DE CRISTO - PROPOSTA DO PS NA REUNIÃO DE CÂMARA

O Vereador Socialista Carlos Silva, apresentou hoje na reunião de Cãmara a seguinte proposta:

O Partido Socialista de Tomar congratula-se com facto do Convento de Cristo estar na lista dos vinte e um monumentos propostos por um conjunto de personalidades de âmbito nacional, com objectivo de escolherem as “Sete Maravilhas de Portugal”.
Sabendo da importância que esta iniciativa tem na divulgação do monumento património mundial situado no nosso concelho, propomos que através dos seus órgãos de comunicação institucional o executivo da Câmara Municipal de Tomar informe como se pode participar na votação, incitado os tomarenses a votar no Convento de Cristo.


O Vereador do Partido Socialista

Carlos Silva
-----------------------------------------
Como complemento informativo:
Lisboa será em Julho do próximo ano palco de mais um evento internacional, a Declaração Universal das Novas Sete Maravilhas do Mundo, uma eleição feita por iniciativa da New7Wonders Foundation, e realizada através de votação por telefone e internet, a partir de todo o mundo. A data para o “mega evento que contará com a presença de altas personalidades mundiais”, segundo comunicado, já está marcada: sete de Julho do próximo ano (07/07/07).

Foi em Atenas, a 5 de Setembro de 2006, feito o anúncio oficial de Lisboa como palco para esta cerimónia, sendo na mesma ocasião dado início a tour mundial em que serão dadas a conhecer as 21 maravilhas candidatas ao grupo final de sete.

A New7Wonders Foundation foi criada em 2001 pelo suíço Bernard Weber, apresentado como ex-produtor de televisão e “aventureiro”, e que se tem dedicado à divulgação e preservação de monumentos mundiais. Weber escolheu Portugal para o evento por ser o país que “dá maiores garantias de êxito”, por factores como a segurança, estabilidade, experiência na organização de eventos, infra-estruturas, e ainda factores como o bom clima, a antiguidade e o peso histórico.

“Portugal, mesmo não tendo nenhum monumento entre os finalistas, ficará para a história como o local onde, mais de 2.200 anos depois, o mundo voltou a eleger sete maravilhas”, declara Bernard Weber, para quem “Portugal é cada vez mais uma escolha óbvia para a recepção de grandes eventos”. Entre os países candidatos a este evento estavam Espanha, Itália, Dubai e Malásia.

A votação pode ser feita através do site http://www.new7wonders.com/, e entre as candidatas às Novas Sete Maravilhas do Mundo estão monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Tah Mahal na Índia, o templo Sophia Hague na Turquia, a Grande Muralha da China, ou a única maravilha das sete originais que ainda permanece, as pirâmides de Ghizé, no Egipto.