terça-feira, junho 03, 2008

OBRAS NA ROTUNDA

PRACETA ALVES REDOL, Declaração apresentada pelo Vereador Carlos Silva

O mau aspecto da rotunda Alves Redol era um problema que os tomarenses não tinham.
Só a falta de competência política e técnica, seguida de um indesculpável desleixo, deu origem a um problema a precisar de ser resolvido.

Por estas razões, e alheia ao esforço que todos fazemos para pagar as nossas taxas, lá vai a maioria que governa o Concelho gastar mais quinhentos mil euros, por agora, para desfazer a rotunda e voltar a fazer, porque afinal não era bem assim que queriam que ficasse.

Admitamos que parte dessa verba se destine à modernização do sistema de esgotos. Mas terá quem decide que admitir também que é possível realizar a obra dos esgotos de forma mais económica, sem uma intervenção radical.

Mas o pior está para vir.

É que a solução que vai ser adoptada para o pavimento da rotunda ainda vai dar muita despesa no futuro, eventualmente com a necessidade da sua destruição. Na nova e pouco brilhante solução, toda a zona de circulação será pavimentada a pedra, ignorando os mais elementares princípios de segurança rodoviária.

Durante os próximos anos, até que se destrua de novo, vamos todos circular sobre um empedrado desconfortável e perigosamente escorregadio em situação de chuva. Habitur-nos-emos às constantes obras de reparação e regularização.

A indiferença desta maioria a situações de tão elementar clareza chega a ser confrangedora.Apesar de tudo isto, ainda se poderia fazer um julgamento tolerante do assunto se a Câmara Municipal abundasse em riqueza. Não é o caso; a verba para esta obra vai ser retirada da obra de beneficiação da Estrada Nacional 110, conforme alteração orçamental de que hoje mesmo nos é dado conhecimento.