terça-feira, junho 30, 2009

Bairro da Chorumela – Arranjos exteriores

DECLARAÇÃO para a ACTA
Empreitada de valorização e revitalização do espaço Urbano da Cidade de Tomar
– área 13 – Bairro da Chorumela – Arranjos exteriores

Nesta questão, como em outras, a maioria PSD envolveu-se em grande confusão, entre adjudicações, paragens, alterações, autos levantados aos empreiteiros, falta de pagamentos aos empreiteiros e, em última instância, prejudicou toda a população residente e a rápida consolidação deste e de outros espaços urbanos.

Sabemos que o processo de recolha de sugestões para melhoria da intervenção, teve ampla participação, mas a exemplo do Plano de Pormenor do Flecheiro e Mercado, esta maioria é surda e muda no que à participação das populações diz respeito.

Sempre o PS denunciou este tipo de situação, não precisando para isso de fazer patrocínio privado do interesse público, neste ou em outros casos.

Nesse sentido alertamos para o facto de nem sempre todas as sugestões das cidadãos serem admitidas, mas neste como em outros casos, já exemplificados, a estratégia da maioria PSD é sempre a mesma: cria o problema, finge ouvir as pessoas e de seguida faz ouvidos de mercador, quando as opiniões não são as que espera.

O que é certo, é que os residentes da Chorumela, a nível da execução dos arranjos exteriores, foram prejudicadas, como prejudicados são todos os Tomarenses pela continuada degradação da vida urbana, pela inépcia e incapacidade que esta maioria tem demonstrado, ao não conseguir honrar os seus compromissos financeiros com os empreiteiros, e outros fornecedores, com isso mantendo a cidade num permanente estaleiro, sem rei nem roque.

A Câmara já pensou, por exemplo, que os comerciantes e moradores das ruas do centro histórico lhe podem colocar também um pedido de indemnização, pelos prejuízos pelos sucessivos “atrasos” das obras?

Ou então a Câmara já pensou em compensar os cidadãos, por exemplo, das zonas rurais, pela ausência de conservação dos seus caminhos municipais aí existentes e que muitas das vezes são as Juntas de Freguesia que ao Município se substituem no seu arranjo?

Ou seja: Se a moda pega, não serão apenas os já 750 mil euros de indemnização que temos de pagar à ParqueT pela incompetência desta maioria, mas muito mais.