sexta-feira, setembro 25, 2009

2 VOTOS NO PS, o primeiro já Domingo

Anabela Freitas, 5ª da Lista de Deputados pelo PS à eleição de Domingo, será a Deputada de Tomar


As questões do desenvolvimento económico, nas suas dimensões de fixação, manutenção de investimento e criação de emprego, têm no Concelho de Tomar, sido votadas a uma total falta de estratégia e visão.



Para a resolução desta situação, o PS em Tomar propõe uma estratégia de actuação assente em duas grandes áreas:


Uma área de competência exclusiva da Autarquia e outra assente em parcerias entre a Autarquia e os agentes locais, regionais e nacionais, quer sejam públicos quer sejam privados.


Dentro da primeira área, defendemos que atendendo à importância que o desenvolvimento económico representa na vida de todos nós, deverá esta questão ser assumida pela presidência do Município, devendo pautar-se por uma atitude activa na busca de investidores de média dimensão. O exemplo do Município PS de Torre Novas, neste âmbito, deve ser seguido.
Implementação do Gabinete de Apoio ao investidor, criando a figura de Gestor de Negócios Municipal, para acompanhar não só quem quer investir no Concelho, mas também quem já está instalado e pretende expandir o seu negócio.


Reduzir a Derrama para as empresas instaladas no Concelho e o IRS para as famílias.
Agilização dos processos de licenciamento.


Revisão do Regulamento de Taxas e Licenças, facilitando a criação e expansão dos negócios.
Criação de taxas de água de saneamento diferenciadas por sector de actividade.
Implementar o Micro-Crédito, que já foi aprovado em Assembleia Municipal por proposta do


Partido Socialista, mas que não “saiu da gaveta”.


Pagar a todos os fornecedores do Município, no máximo a 90 dias.


Na segunda linha de actuação, é fundamental a criação de sinergias com as Associação Empresariais, de Comerciantes, Culturais e centros de conhecimento, onde ganham relevo as parcerias com a ACITOFEBA, a NERSANT e o Instituto Politécnico.


Propomos a criação de um Centro Comercial de Ar Livre e em parceria com empresários, moradores e associações culturais a implementação do programa Tomar Fora d’horas, transformando Tomar num local de referencia regional, onde se pode comer, assistir a actividades culturais de rua e conviver, quase a qualquer hora.


Aumentar o apoio à produção artística e cultural do Concelho.


Integrar projectos inter-municipais e em parcerias publico-privadas, para melhor aproveitamento do QREN.


Efectivar uma real parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, para que o Concelho e a Região beneficiem deste pólo de conhecimento existente.


Com a concretização das medidas enunciadas, é possível protocolar com os operadores turísticos a inclusão de Tomar, nos roteiros turísticos, tirando partido da riqueza única que é o Convento de Cristo.


Estes compromissos do Partido Socialista, serão plenamente concretizados pela acção conjugada entre o Governo de José Sócrates e uma Câmara liderada pelo PS.


Tomar deve deixar de andar em contra-ciclo político e acertar o passo com o desenvolvimento. Porque todos somos precisos, para pôr Tomar em boas mãos.