segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Conselho Municipal de Juventude

O apoio à participação política e associativa dos jovens é um dos maiores desafios das autarquias cujos dirigentes têm uma visão moderna do exercício das suas funções, com preocupações na áreas sociais, e em aspectos tão distintos como a integração e participação cívica dos cidadãos. Muitas têm sido as boas práticas municipais nesta matéria, algumas delas no nosso distrito, como são exemplos os municípios de Abrantes, Rio Maior, Alcanena ou Ourém.

Entre os diversos instrumentos políticos nesta matéria, encontram-se os Conselhos Municipais de Juventude, onde o movimento associativo do concelho é uma voz activa e um parceiro na escolha de políticas públicas municipais com especial enfoque na Juventude.

É por isso mesmo que a Lei 8/2009 obriga a implementação dos Conselhos Municipais de Juventude.

Como é por todos sabido, esta Assembleia, a 21 de Dezembro de 2009 já aprovou uma proposta do PS, por unanimidade, para a implementação deste Conselho.

Propomos por isso, mais uma vez, a reunião urgente desse Conselho.

Porque a Lei não pode deixar de ser cumprida, desde logo por uma entidade pública também parte do Estado, o PS desde já assegura que trará este assunto a todas as reuniões deste órgão, até que a Câmara se digne respeitar a Lei, esta Assembleia, e os jovens do concelho de Tomar.

Tomar, 28 de Fevereiro de 2011.
O Grupo Municipal Socialista