segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Criação de Hortas Comunitárias

As hortas comunitárias urbanas florescem por todo o país, permitindo aos utilizadores alimentarem-se de forma mais saudável e económica. Seja nas regiões das grandes áreas metropolitanas, seja fora desta como foi o caso recente de Almeirim, esta mesma prática tem sido implementada com um sucesso assinalável.
Os novos desafios ambientais, uma sociedade mais exigente do ponto de vista da qualidade alimentar, mas também a actual conjuntura económica, onde as dificuldades de um conjunto significativo da população não podem estar alheadas dos decisores públicos, abriram o espaço necessário ao sucesso desta mesma prática no concelho de Tomar.
Se durante algumas décadas o sector primário e agrícola foi colocado de lado por um conjunto de políticas “cegas” que não souberam aproveitar o que tínhamos de melhor, a verdade é que hoje importa regressar à agricultura e à sustentabilidade alimentar.
Além da componente económica e ambiental, estes mesmos espaços têm sido importantes para as relações sociais e para a ocupação de tempo livre de algumas franjas etárias da população.
O PS tem vindo a abordar o tema e a discuti-lo em alguns fóruns, tendo mesmo apresentado esta proposta em contexto de campanha. É agora chegado o tempo de o mesmo ser discutido nesta Assembleia Municipal, pela pertinência que lhe atribuímos no nosso contexto socioeconómico e até em articulação com outros temas, como o caso do Mercado Municipal e a sua importância primordial como instrumento âncora no desenvolvimento de um sector de actividade económica.

Assim, atendendo também à actual conjuntura económico financeira, o grupo municipal do Partido Socialista em Tomar propõe:
- O levantamento, em articulação com as Juntas de Freguesia, dos espaços públicos ou baldios existentes no concelho, particularmente os urbanos ou na periferia da cidade, com características de possível utilização como Hortas Comunitárias;
- A criação de um regulamento que defina as normas de utilização desses espaços.

Tomar, 28 de Fevereiro de 2011. 
O Grupo Municipal Socialista