segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Por razões que devem ser a esta Assembleia e aos demais responsáveis políticos e públicos do nosso concelho, tão evidentes que dispensam a sua enunciação, a Festa dos Tabuleiros representa um exemplo de património de vivência humana com enormes potencialidades de ser candidatado a Património Imaterial da Humanidade, classificação atribuída pela UNESCO, mas que só pode ser apresentada via Estado Português.

A elaboração de uma candidatura deste âmbito demora anos a ser preparada, requer profundo conhecimento académico e científico, uma capaz e determinada organização, e um grande envolvimento dos actores locais.
Para se ter a noção mais exacta disso mesmo, basta saber que Portugal não tem ainda qualquer património com esta classificação e que só agora se perspectiva que uma candidatura possa vir a ser aprovada. Essa candidatura, a do Fado, esteve vários anos em preparação e com um conjunto muito alargado de pessoas envolvidas.

Ora, apesar de já em reunião desta Assembleia em Janeiro de 2010 termos questionado sobre a intenção da Câmara em dar início à preparação desta candidatura, tendo sido respondido afirmativamente pelo senhor Presidente da Câmara, e de já depois disso, ter o mesmo a esse propósito afirmado para os órgãos de comunicação social que: «A Festa dos Tabuleiros é um acontecimento impar no mundo, no qual estão intrínsecas as nossas origens, as nossas crenças. Esta distinção, pela qual ansiamos, é a garantia de perpetuação de uma das mais importantes tradições tomarenses, que representa um hino não só do ponto de vista religioso, mas, também, de união da nossa comunidade».
Sabendo igualmente o PS existirem técnicos com esse perfil académico e científico disponíveis para este trabalho, e a nós manifestada essa disponibilidade, incluindo os com o Know How já adquirido na candidatura do Fado.
Porque não fez a Câmara, que se saiba, nada de concreto neste sentido, e porque não tomou igualmente esta Assembleia qualquer decisão, mas também porque este ano temos Festa, palco excelente de recolhas e trabalho para essa possível candidatura;

Propõe o PS que:
A Assembleia Municipal de Tomar delibere no sentido de que a Câmara Municipal inicie desde já o processo com vista à preparação de uma candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Tomar, 28 de Fevereiro de 2011. 
O Grupo Municipal Socialista