Informo que o total da área ardida no Concelho este ano, até ao final do período crítico, 30 de Outubro de 2011, foi de 24,2907 hectares (242.907 m2).
Informo que dada a observação de que no período anual que medeia entre o final do período crítico, este ano em 30 de Outubro, até ao início da fase bravo do Dispositivo de Combate a Incêndios, usualmente a 15 de Maio, não havia reforço do dispositivo de combate, mantendo os Bombeiros Municipais de Tomar em funcionamento o apoio à emergência pré-hospitalar e ao transporte de doentes. Em caso de ocorrências inopinadas, como sejam acidentes graves, fogos urbanos e outras ocorrências de semelhante índole, a capacidade de resposta podia não ser imediata, uma vez que parte substancial do seu dispositivo poderá estar ocupado nas missões de transporte de doentes e/ou emergência pré-hospitalar.
Assim, avaliadas as disponibilidades dos elementos voluntários dos Bombeiros Municipais de Tomar, foi criada e entrou em funcionamento a 1 de Novembro de 2011, uma equipa de reacção imediata a alertas (ERIA), composta por um máximo de quatro elementos voluntários, que entre as 7H00 e as 21H00, de todos os dias da semana, assegurem uma resposta ao minuto de qualquer ocorrência de fogo urbano, acidente grave ou outra inopinada ocorrência, em concomitância com os outros recursos humanos disponíveis nesse momento. Esta equipa, que funcionará em dois turnos, um entre as 7H00 e as 14H00 e outro entre as 14H00 e as 21H00, funcionará até ao dia 15 de Maio de 2012, findo o qual será avaliado da sua eficácia e relevância operacional.
Mais informo que desde o dia 7 de Novembro de 2011, estão os Bombeiros Municipais de Tomar a assegurar 24 horas por dia, 7 dias por semana, o transporte de doentes de e para o Hospital de Tomar e deste para qualquer localização no Concelho, especialmente durante a noite, a partir das 24H00, serviço que até agora não era assegurado.