sexta-feira, abril 25, 2014

Município de Tomar homenageou anteriores presidentes de câmara e assembleia

Homenagens no dia 25 de Abril

António Antunes da Silva

António Antunes da Silva foi um incansável lutador pela Democracia e pela Liberdade, o que fez ao longo da sua vida, participando empenhadamente, desde muito novo, nas actividades da Oposição Democrática.
Como advogado, profissão que exerceu, a sua presença impôs-se sempre ao respeito e consideração dos que com ele lidaram, pela sua extrema urbanidade, limpidez de processos, exemplar lealdade e capacidade de diálogo aberto e franco.
No âmbito cultural e associativo foi destacado dirigente da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Após o 25 de Abril de 1974, ocupou o cargo de primeiro presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Tomar.
Faleceu em 1979.

Luís Carlos da Silva Bonet
    
 Luís Carlos da Silva Bonet nasceu em Tomar em 1922, tendo-se notabilizado pela participação pública em actividades autárquicas e de associativismo social. 
        Após o 25 de Abril, e na sequência das eleições para a Assembleia Constituinte, foi designado, em representação do Partido Socialista, para presidir à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Tomar, que sucedeu à primeira presidida por António Antunes da Silva e que geriu os destinos da Câmara até às primeiras eleições.
                  Nestas eleições, realizadas em 1976, encabeçou a lista do PS e foi eleito Presidente da Câmara de Tomar, tendo cumprido todo o mandato, que terminou em 1979. Nas eleições autárquicas seguintes cumpriu dois mandatos como Vereador.
         Durante os cerca de vinte anos seguintes da sua vida dedicou-se ao Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE), de que foi Presidente da Direcção.
       Faleceu no dia 9 de Novembro de 2008, em Tomar.


Mário Gonçalves Guerreiro

Mário Gonçalves Guerreiro foi eleito Presidente da Assembleia Municipal nas primeiras eleições autárquicas realizadas em 1976 e desempenhou o cargo no mandato que findou em 1979.
     Afastou-se das lides políticas tendo exercido a sua actividade profissional de Economista em Tomar, mas veio a padecer de doença incapacitante prolongada, falecendo no dia 18 de Março de 2007, nesta cidade.



Amândio Marques Murta

Amândio Marques Murta nasceu em Lemede (concelho de Cantanhede) a 10 de Março de 1921, mas foi em Tomar que se radicou, tendo aqui exercido a medicina como oftalmologista durante mais de 50 anos, bem como o cargo de delegado de saúde.
Na vida cívica, foi Presidente da Região de Turismo dos Templários e desempenhou outros cargos com relevância social no nosso concelho.
Politicamente, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Tomar durante dois mandatos (de 1980 a 1986) nas listas da AD (Aliança Democrática).
Faleceu em Tomar no dia 20 de Dezembro de 2011.



Vasco Pena Monteiro

Vasco Pena Monteiro, cidadão muito respeitado pela sua frontalidade, verticalidade e fino trato, notabilizou-se pela defesa pública das causas sociais, participando em actividades associativas e culturais e nas actividades políticas de resistência à ditadura, tendo sido, em 1958, um apoiante da candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República.
Foi um dos fundadores do (então) Partido Popular Democrático – PPD, em Tomar, seu dirigente e, em representação daquele partido, eleito para a Assembleia Municipal de Tomar durante três mandatos, os dois últimos - entre 1980 e 1985 - como Presidente deste órgão autárquico.
Foi também um prestigiado irmão da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, eleito para Presidente da Mesa da Assembleia Geral em vários mandatos e dirigente do CIRE.
Foi ainda um conhecido e respeitado empresário florestal.
           Faleceu em Tomar no dia 12 de Dezembro de 2009.

José Jerónimo Ferreira da Graça

       José Jerónimo Ferreira da Graça nasceu no Caniçal, freguesia da Madalena, neste concelho, em 1925, tendo-se notabilizado pelo exercício de cargos públicos, funções autárquicas e de associativismo cooperativo.
      Licenciado em Estudos Ultramarinos, foi director da Junta de Comércio Externo em Cabo Verde, a que se seguiu uma longa permanência em Angola, onde desempenhou cargos públicos e funções na governação local, designadamente como Presidente da Câmara Municipal da antiga Salazar (hoje N´Dlatando).
      Voltou a Cabo Verde onde foi Governador até 25 de Abril de 1974, altura em que regressou à sua terra, tendo sido membro do Conselho Municipal de Tomar, desde a sua criação.
       Nas eleições de 1986 encabeçou a lista do Partido Social Democrata (PSD) e foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Tomar, tendo cumprido todo o mandato, que terminou em 1989.
       Afastou-se então da vida política autárquica, tendo sido, durante vários anos, Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Tomar.
     
      Faleceu no dia 8 de Janeiro de 2012, com 87 anos de idade, no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa.



Vítor Borges

Vítor Borges nasceu em 1941 em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel (Açores).
Professor de profissão, ocupou os cargos de presidente do Conselho Directivo das Escolas Secundárias Jácome Ratton e Nuno Álvares Pereira, em Tomar. Em 1993 aceitou o desafio de liderar o processo de instalação da Escola Profissional desta cidade.
Era considerado um homem de consensos e de relacionamento fácil.
Na vida política, foi presidente da Mesa do Plenário da Comissão Política Concelhia do PSD.
Eleito por aquele partido para a Assembleia Municipal de Tomar, foi presidente deste órgão autárquico entre 1986 e 1994, tendo falecido, vítima de doença cardíaca, dias antes de dar posse aos novos autarcas entretanto eleitos.