terça-feira, janeiro 06, 2015

União de Freguesias de S. João Batista e Santa Maria dos Olivais - Um ano de mandato




Os autarcas eleitos pelo Partido Socialista na Junta e na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de S. João Batista e Santa Maria dos Olivais, apesar das dificuldades do dia-a-dia, apresentam, perante os eleitores, o que tem sido feito neste primeiro ano de mandato, com a certeza que muito ainda está por fazer nos próximos 3 anos.

No âmbito das competências delegadas com base nos acordos de execução celebrados com o município, foram realizadas, na área da educação, intervenções nas escolas básicas de 1º ciclo e jardins-de-infância, criando melhores condições para toda a população escolar.

Foram, ainda realizadas, durante o ano findo diversas ações com o objetivo de ocupar as crianças das escolas do ensino básico da freguesia, promovendo atividades lúdicas, desportivas e culturais. Merecem destaque, as atividades da Junta Anima que abrangeu, mais de 400 crianças; a celebração do 25º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança; A formação em primeiros socorros; e no final do ano de 2014 a atividade de teatro circense para 1200 crianças.

Quanto à ação social e à habitação a junta de freguesia tem procurado responder aos desafios colocados por estas delicadas matérias. Tem sido objetivo essencial detetar, ajudar e encaminhar os fregueses mais desprotegidos para as entidades e serviços competentes.

Na área do Turismo foi estabelecida uma parceira com INATEL com a finalidade de “direcionar” os visitantes do Convento para deslocações ao centro da cidade.

No tocante ao trânsito e rede viária procedeu-se à limpeza de bermas, valetas e sumidouros, dentro e fora do perímetro urbano da cidade. Foi concretizada a asfaltagem das estradas do Casal dos Matos e estrada do Alecrim, além da manutenção das vias asfaltadas que se encontravam em péssimo estado, com a colocação de massas frias.

Tem sido executado um conjunto de ações em cooperação com o Município, nomeadamente nas obras do mercado municipal, na Limpeza do Flecheiro e na requalificação nos Sanitários públicos.

Convictos que ainda há muitas tarefas para concretizar, os eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia e Junta da União de Freguesias de S. João Batista e Santa Maria dos Olivais, continuarão em conjunto com toda a população e município a construir uma freguesia em que todos os fregueses vivam melhor. Estaremos sempre abertos ao diálogo, ouvindo e comunicando com cada cidadão e transmitindo as informações que sejam importantes para os nossos fregueses, como é um bom exemplo o lançamento do novo site da freguesia!