segunda-feira, abril 27, 2015

Intervenção da deputada Celeste Nunes nas comemorações do 25 de abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL DE 2015

41 ANOS DE LIBERDADE




REVOLUÇÃO DO 25 DE ABRIL DE 1974/ TAMBÉM DESIGNADA COMO A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, FAZ HOJE 41 ANOS.

41 ANOS QUE NOS DEVEM ORGULHAR? ESTE ACTO HISTÓRICO RESULTANTE DA CORAGEM DOS CAPITÃES DE ABRIL COM O APOIO DO POVO, LIBERTOU-NOS DA ORFANDADE DEMOCRÁTICA EM QUE VIVIAMOS.

HOJE, PORTUGAL VIVE NUM SISTEMA POLITICO BASEADO NA SOBERANIA POPULAR, ONDE OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS SÃO PRECISAMENTE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E A LIBERDADE.

LIBERDADE? SERÁ QUE HOJE PODEMOS FALAR DE LIBERDADE NA SUA VERDADEIRA ESSENCIA?

HOJE, SOMOS GOVERNADOS POR PESSOAS QUE BASEIAM A SUA ACÇÃO, NUM TOTAL DESRRESPEITO PELA CONSTITUIÇÃO, ORGULHANDO-SE DE DESRREGULAMENTAR E DETURPAR COMPLETAMENTE AS LEIS LABORAIS, PARECENDO EXISISTIR UM ORGULHO FANÁTICO PELA PROMOÇÃO DA PROBREZA E EXTREMA POBREZA, ONDE O MEDO IMPERA, QUER PARA OS TRABALHADORES DO SECTOR PRIVADO QUER PARA OS DO SECTOR PÚBLICO.

HOJE, A IDEOLOGIA É TIRAR AOS POBRES E AOS TRABALHADORES POBRES PARA DAR AOS RICOS, ÀS GRANDES EMPRESAS, COMO SE ESTAS PUDESSEM EXISTISSEM SEM OS TRABALHADORES. CHEGAMOS AO CUMULO DE FACILITAR A VINDA DE PESSOAS SEM QUALQUER CONTROLO, CHAMANDO INVESTIMENTO, À COMPRA DE IMOVEIS DE LUXO, AO MESMO TEMPO QUE A POBREZA INFANTIL AUMENTA E EXPULSAMOS A GERAÇÃO MAIS QUALIFICADA DE SEMPRE.

ASSISTIMOS TAMBÉM, À GRANDE SATISFAÇÃO COM QUE ESTE GOVERNO ANUNCIA A CRIAÇÃO DE “ UM NOVO MODELO DE INOVAÇÃO SOCIAL” OU SEJA, O RETORNO À SOPA DOS POBRES, AGORA DESIGNADAS “ CANTINAS SOCIAIS.

AOS JOVENS O PS DIZ, RECISSAMOS DE UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SIM, MAS VOTAR NÃO CHEGA, PRECISAMOS DE UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, PARA TAL, TEMOS QUE PARTICIPAR, EXIGIR, RESPONSABILIZAR TODOS OS QUE ESTÃO A VENDER O NOSSO PAÍS, APENAS COM O OBJECTIVO DE APRESENTAR NÚMEROS, ONDE A FALTA DE ETICA, DE PATRIOTISSMO E DE VALORES, ESTÁ PRESENTE NESTAS ATITUDES QUE NADA TÊM A VER COM A SOCIAL DEMOCRACIA.

TAMBÉM HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI, QUANDO COMEMORAMOS 41 ANOS DE LIBERDADE, O PAPEL E CONTRIBUTO DAS MULHERES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS CONTINUA A SER ESQUECIDO. 

AS DESIGUALDADES SALARIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES MANTÊM-SE, DESVALORIZA-SE TODO TRABALHO NÃO REMUNERADO DE APOIO À FAMILIA, SENDO RIDICULO E ATÉ POUCO INTELIGENTE, QUE NUM PAÍS ONDE É INDISPENSÁVEL UM AUMENTO DA NATALIDADE, SE PENALIZE CONSTANTEMENTE OS JOVENS CASAIS E PARTICULARMENTE AS MULHERES QUE TÊM A CORAGEM DE TER FILHOS.

POR OUTRO LADO, A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS CARGOS POLITICOS RAIA O RIDICULO, A POSSIBILIDADE DE ASCENDER POR EXEMPLO, A CARGOS COMO A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA, AINDA FAZ RIR, APESAR NÚMERO DE MULHERES DIPLOMADAS SER SUPERIOR AOS DOS HOMENS.

O INTERESSE DA PRESISTÊNCIA DESTA ASSIMETRIA, IMPEDE O DIREITO DAS MULHERES À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES SOCIAIS, PROFISSIONAIS E POLITICAS E POR CONSEQUÊNCIA, O DIREITO DE PARTICIPAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.

TERMINO, DEIXANDO AQUI O NOSSO RECONHECIMENTO AOS CIDADÃOS DE TOMAR, PELA CORAGEM DE NOS TER TIRADO DO MARASMO A QUE TIVEMOS SUJEITOS DURANTE 16 ANOS, VOTANDO NA EQUIPA PS E COLIGAÇÃO, ACREDITANDO NA MULHER QUE OS LIDERA.

MUITO OBRIGADA
VIVA A TOMAR
VIVA AO 25 DE ABRIL
VIVA PORTUGAL