terça-feira, maio 26, 2015

PS favorável a uma política de proximidade e de resolução dos problemas

As freguesias são estruturantes no poder local como forma de um “governo” de proximidade. O Partido Socialista (PS) sempre reconheceu o empenho das mulheres e dos homens que se dedicam ao trabalho cívico nas freguesias nunca entrando, como outros, no ataque gratuito aos presidentes de junta de freguesia, nem nunca concordou com a agregação feita, pelo atual governo, sem que previamente fossem ouvidas as populações.

O PS, em Tomar, sempre defendeu uma política transparente de apoio às freguesias, baseada na delegação de competências, onde o interesse público estivesse sempre em primeiro lugar, contrariando os tempos em que as verbas eram repartidas sem qualquer critério, dependendo do capricho “momentâneo” de um ou outro presidente. Por tal razão o PS regozija-se que no presente ano as verbas aprovadas para as freguesias tenham aumentado, alicerçando essa medida no paradigma de uma efetiva delegação de competências, que a todos os autarcas confere outras responsabilidades.

É caso ainda para nos congratularmos que o executivo da Câmara Municipal, nomeadamente através dos autarcas eleitos pelo PS, tenha tido capacidade para protocolar um conjunto de obras a realizar em todas as freguesias do concelho, que numa primeira fase decorrerão nas de Além da Ribeira – Pedreira, Asseiceira, Casais-Alviobeira, Madalena-Beselga e Olalhas.

Muito se estranha que a aprovação destes protocolos tenha contado com o voto contra dos vereadores do PSD, parecendo que o interesse partidário foi colocado à frente do superior interesse do concelho. Foi aliás, a primeira vez que algum partido na oposição se mostrou contra a realização de obras no concelho de Tomar, mesmo em freguesias governadas por autarcas eleitos nas suas listas.

Acreditamos, pois, que o desenvolvimento do concelho está no trabalho diário das, e com as, juntas de freguesia, pelo que defenderemos sempre este caminho e não o da demagogia que, infelizmente, tivemos de ouvir na última reunião da assembleia municipal sobre tão importante assunto.

O PS Tomar