domingo, dezembro 13, 2015

Pergunta sobre o curso de Fotografia



O Presidente do PS Tomar e deputado Hugo Costa foi o primeiro subscritor de una pergunta sobre a situação do Instituto Politécnico de Tomar demonstrando a proximidade que vai caraterizar o seu mandato.

Assunto: Licenciatura em Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

Destinatário: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista teve conhecimento que os alunos da licenciatura em Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) encetaram com conjunto de iniciativas como protesto contra a falta de professores no curso.
O principal motivo de descontentamento dos alunos prende-se com o facto de estarem desde o início do ano letivo sem aulas em duas disciplinas que consideram fundamentais na sua formação – Emulsões e Processos de Impressão com Ouro, Platina e Pigmento – lecionadas por um docente cuja contratação para o presente ano letivo não foi assegurado.
Assim como o fato de não ter sido renovado o contrato com o docente responsável há 13 anos pela área técnico-científica de Materiais e Processos Históricos em Fotografia, assim como o contrato com a docente responsável há oito anos pelas aulas práticas ter terminado, sem que sua renovação tenha sido realizada.
Este protesto dos alunos segue-se à greve dos docentes da licenciatura em Fotografia, pelo fato de não terem chegado acordo com os órgãos dirigentes da escola e do IPT.
É do entendimento dos deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista que é urgente a resolução desta situação.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados dignatários vêm por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as seguintes perguntas:

  1. Está o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ciente desta situação?

  2. Quais as diligências realizadas com vista à resolução desta situação?

Palácio de São Bento, 11 de Dezembro de 2015

Os Deputados,
Hugo Costa
António Gameiro
Idália Salvador Serrão