domingo, maio 04, 2008

Em defesa do Mercado Municipal de Tomar

Comunicado

O PS sempre entendeu que o Mercado Municipal, é em primeiro lugar um importante objecto identitário do concelho, mas igualmente uma mais valia social, económica e obviamente turística, assim se saiba rentabilizá-lo.

Por isso, e antevendo a há muito sentida vontade de destruir o mercado, promovemos num primeiro momento uma Proposta de Alteração ao Orçamento da Câmara de 2006, prontamente recusado pela maioria PSD, onde iniciávamos o investimento na recuperação do Mercado Municipal, logo em 2006 e não em 2008, como na altura estava prevista.

Num segundo momento denunciámos o desaparecimento no Orçamento de 2007, do projecto de recuperação do Mercado, numa clara tentativa de o destruir.

Num terceiro momento demos início ao debate público que à câmara competia; apelámos à mobilização dos cidadãos que em resposta entregaram quer por nossa via, quer directamente, mais de mil propostas individuais durante o período de discussão pública, fora as que estamos seguros, foram “esquecidas” pela entidade a quem as competia receber. Exigimos a resposta a essas propostas, o que não foi feito.

Temos feito referência ao Mercado e apelado à intervenção no mesmo em todas as discussões de orçamento deste último mandato. Seguros da vontade dos tomarenses, e de dever ser sua a última palavra, apelámos mesmo à realização de um referendo local sobre o assunto.

Sempre fizemos questão de lembrar o Mercado Municipal ligando-o com outras questões importantes, como no PDM em que exigimos que fosse respeitado o que o mesmo prevê naquele espaço, ou como no mais recente Plano Estratégico para a cidade, onde uma vez mais se reconhece a importância capital daquele espaço de comércio e de vivência social.

Estivemos sempre contra o Plano de Pormenor do Mercado e Flecheiro, apontando sempre duas questões essenciais, sendo uma delas, exactamente a teimosa e inconcebível vontade de destruição do Mercado.

Têm sido recorrentes as vezes em que, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal, temos lembrado determinados, tal como prometemos aos cidadãos, a defesa do mercado e a situação agonizante em que se encontra.

Muitas foram também, as vezes que individualmente, quer os dirigentes do PS, quer outros socialistas, se têm manifestado publicamente através da comunicação social, na primeira linha de defesa daquele espaço, e na chamada de atenção para a incompreensível situação do mesmo.

Propusemos descida de Taxas Municipais sobre o Mercado como forma de atenuar os prejuízos quer pelo estado de degradação, quer agora pelas obras que ao lado decorrem, que não foram aceites pela maioria PSD.

Esta maioria que tem governado a bel-prazer a autarquia, sempre se mostrou autista em relação a tudo o que foi sendo feito, usando de todos os recursos, mesmo alguns muito duvidosos, para fazer valer a sua vontade. É sempre de recordar, que o PSD em bloco, Presidentes de Junta incluídos, chegaram mesmo a aprovar em Assembleia Municipal a destruição do Mercado, com o facilmente comprovável falso argumento de que um novo seria construído.

Agora, finalmente, depois de pela última vez a 25 de Março deste ano, termos levado a reunião de Câmara nova proposta de intervenção urgente no espaço, um vereador do PSD vem dar razão a todo esse esforço, reconhecendo o que a todos é evidente, a importância do Mercado Municipal, e a necessidade urgente de no mesmo intervir. Tal acresce de maior significado, por esse mesmo vereador ter já exercido responsabilidades sobre o espaço, tendo por isso também, elevada quota pessoal de responsabilidade pelo estado em que propositadamente foi sendo deixado e actualmente se encontra.

Só a enorme desfaçatez com que o PSD gere há mais de dez anos todas as questões no Concelho de Tomar, podem levar um dos maiores responsáveis pela sucessivas e erradas intervenções no Mercado Municipal e Semanal, conforme ao longo dos anos foi o PS sucessivamente denunciando, vir agora propor resolver aquilo que precisamente causou: A DEGRADAÇÃO E DESTRUIÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE TOMAR!

Queremos acreditar que esta repentina mudança do PSD não seja nenhuma pré-campanha, mas sim uma sincera vontade de melhorar aquele espaço, ajudando assim todos aqueles que nele trabalham e aqueles que lá se deslocam, ajudando também assim, pelas mais valias inicialmente referidas, o Concelho, para mais, num especial momento de dificuldade internacional de acesso a alimentos mais baratos.

Esta forçada mudança de atitude, deve ser igualmente um estímulo e um sinal de esperança, para todos aqueles que colocaram a sua força na defesa deste importante património vivo, e que deve ser seguido noutras matérias, provando que a mobilização dos cidadãos é possível, e que estes devem acreditar que está nas suas mãos a força da transformação, a defesa dos seus interesses, a luta pela melhoria e desenvolvimento da sua terra, mas também a preservação da sua identidade e da sua alma colectiva. Contra todos e quaisquer interesses ou teimosias particulares. Isso é para nós, socialistas, o verdadeiro serviço público, que determinados defendemos sempre!

Este é mais um pequeno passo. Saibamos todos, com determinação, fazer o caminho.

Tomar, 2 de Maio de 2008
A Concelhia de Tomar do Partido Socialista